Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor participa de mobilidade acadêmica na China e abre perspectivas de cooperação internacional
conteúdo

Notícias

Professor participa de mobilidade acadêmica na China e abre perspectivas de cooperação internacional

publicado: 04/09/2025 17h34, última modificação: 05/09/2025 12h36

Entre os meses de julho e agosto, o professor Pedro Camargo, do IFMG – Campus Ouro Preto, participou de uma mobilidade acadêmica de 22 dias na China. A experiência ocorreu na Universidade de Estudos Internacionais de Zhejiang (Zisu) e no Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Ciências Sociais, da Universidade de Zhejiang, resultando na abertura de possibilidades de cooperação internacional com o IFMG.

O docente explica que a oportunidade surgiu a partir de sua trajetória acadêmica. “Eu já atuo nas temáticas de sustentabilidade desde o mestrado, com alguns livros escritos e variados contatos em universidades dos países em desenvolvimento, similares ao nosso país”, afirma. Ele acrescenta que, junto a seus orientandos de iniciação científica e pós-graduação, tem pesquisado conceitos em que os chineses são referência mundial, como city park, produção alimentar sustentável e adição energética. “Dados tais contatos, surgiu o convite para ser recebido pela Zizu e pela ICSS, duas das principais universidades chinesas e que estão entre as 20 maiores do mundo”, ressalta o docente, cuja mobilidade acadêmica internacional foi viabilizada por edital da Diretoria de Relações Internacionais do IFMG.

Na Zisu, Pedro Camargo foi recebido pela professora Tao, chefe do Departamento de Relações Internacionais, e pelo professor José Medeiros, diretor do Centro de Estudos Brasil da universidade. “Após apresentar o IFMG, ficaram impressionados com o tamanho e alcance da nossa rede. Fomos surpreendidos pelo pedido de parceria imediata conosco. Se tudo der certo, seremos o primeiro instituto federal do Brasil em estabelecer tal parceria”, conta o professor.

As negociações incluem oportunidades de intercâmbio para alunos do Instituto, recebimento de estudantes chineses em campi do IFMG e cooperação em pesquisas nas áreas de sustentabilidade, sistemas de informação e geografia. Ainda segundo o docente, há previsão, caso o acordo seja formalizado, de que estudantes e servidores do IFMG tenham acesso, em 2026, a todos os cursos online da instituição chinesa, de forma gratuita e com certificação, incluindo aulas de mandarim para iniciantes.