Notícias
Programa Força Local: Campus Ouro Preto oferta cursos técnicos gratuitos em parceria com a Samarco
O IFMG – Campus Ouro Preto é uma das instituições parceiras da Samarco no Programa Força Local, iniciativa da mineradora que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento socioeconômico nas regiões onde atua em Minas Gerais e no Espírito Santo. A parceria prevê a oferta de cursos gratuitos de qualificação técnica e profissionalizante para moradores de sete municípios: Mariana, Ouro Preto, Catas Altas e Santa Bárbara (MG), além de Anchieta, Guarapari e Piúma (ES).
Os cursos visam ampliar as oportunidades de emprego e geração de renda por meio da capacitação de trabalhadores locais. Ao todo, serão oferecidas 700 vagas em áreas técnicas ligadas à indústria. Os cursos visam também preparar os profissionais para ocuparem posições futuras nos projetos desenvolvidos pela mineradora.
A capacitação é voltada a pessoas com 18 anos ou mais e que residam em um dos municípios contemplados. Todos os cursos serão gratuitos, com custos financiados pela Samarco. Por meio do Campus Ouro Preto, a proposta inicial de oferta é de 130 vagas distribuídas em quatro cursos técnicos na modalidade subsequente (para quem já concluiu o ensino médio): Automação Industrial, Edificações, Metalurgia e Mineração.
O diretor-geral Reginato Fernandes dos Santos explica que a parceria com a Samarco traz para o Campus Ouro Preto uma nova possibilidade de atendimento à comunidade, mantendo as mesmas propostas de cursos já existentes e, ao mesmo tempo, conseguindo atualizar os conteúdos dos cursos, à luz das discussões com os profissionais que já estão no mercado de trabalho. "Os novos conteúdos são relevantes, também, para os cursos regulares que já ofertamos. Vale destacar a agradecer a colaboração de todos os servidores envolvidos no projeto, que entendemos ser muito importante para o Campus", ressalta.
Além de viabilizar a formação técnica, os recursos provenientes desta parceria também trarão benefícios diretos ao Campus Ouro Preto. O montante repassado pela Samarco será investido em melhorias de infraestrutura e na qualificação dos ambientes de ensino, beneficiando toda a comunidade acadêmica. Atualmente, o campus atende cerca de dois mil alunos de Ouro Preto, Mariana e cidades vizinhas.
"Importante destacar que a oferta dos cursos está, naturalmente, condicionada ao preenchimento das vagas destinadas aos respectivos cursos. Neste caso, preenchendo as vagas ofertadas, o montante de recursos para o Campus será da ordem de R$1 milhão. A maior parte desse recurso será destinada às áreas ofertantes dos cursos, a fim de melhorar as condições dos laboratórios e salas de aulas. Outra parte do recurso será destinada à melhoria de espaços administrativos que terão vínculos com os cursos. Ressalto que a ausência de alunos para a oferta de algum curso implicará na não oferta do mesmo, sem o repasse de recursos. Como estamos na fase final de seleção - que ocorre pela empresa -, ainda não conseguimos definir se todas as ofertas serão atendidas", explica o diretor.
Ainda segundo Reginato Fernandes, com a experiência desta parceria, espera-se que outras possam ocorrer, contribuindo para a diversificação do atendimento do Campus à comunidade, bem como para o estabelecimento de outras fontes de recursos para investimento na instituição.
O início das aulas está previsto para julho de 2025.
