Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de Extensão capacita alunos em desenvolvimento de aplicativos
conteúdo

Notícias

Projeto de Extensão capacita alunos em desenvolvimento de aplicativos

por Isadora Lúcia de Souza Silva publicado: 03/04/2023 18h05, última modificação: 26/04/2023 10h51

Com o objetivo de disseminar conhecimento tecnológico entre os alunos do curso técnico integrado de Automação Industrial do IFMG - Campus Ouro Preto, o projeto de extensão Capacitação em Desenvolvimento de Aplicativos para Dispositivos Móveis – Formação de multiplicadores para atendimento à demanda de desenvolvimento de aplicativos oferece oficinas e minicursos sobre o tema, além de viabilizar a pesquisa contínua sobre tecnologia eletrônica. 

A iniciativa extensionista consiste em capacitar alunos do terceiro ano do curso de Automação Industrial, com o objetivo de possibilitar a geração de conhecimento e sua disseminação para toda a comunidade. A iniciativa contempla a utilização de ferramentas computacionais relacionadas às linguagens de programação necessárias ao desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis direcionados ao sistema operacional Android, os chamados apps.

O projeto de extensão, que é coordenado pelos professores Lucas Emiliano Souza Moreira, Adolfo Jose Goncalves Stavaux Baudson, Francisco Cesar Rodrigues de Araujo e Osvaldo Novais Junior, possui três fases de desenvolvimento. A fase inicial possui capacitações para a utilização da ferramenta “App Inventor”. Já na segunda, é utilizada a ferramenta “Java”, que consiste em uma plataforma preparatória para a terceira fase do projeto, onde é utilizada a ferramenta “flutter” para o desenvolvimento dos aplicativos. 

A iniciativa partiu da identificação de um interesse dos estudantes de Automação Industrial pelo desenvolvimento desses programas. "Os alunos têm essa curiosidade de saber como funcionam as tecnologias utilizadas para desenvolver aplicativos”, afirma Lucas Emiliano. Além disso, segundo o coordenador, a construção do programa é ligado a um contexto extremamente atual, a utilização de aplicativos corriqueiramente por todos. 

Para Marcelo, um dos bolsistas do projeto, a programação de aplicativos é um mundo novo. “Minha parte favorita é programar um negócio novo, aprender, ver o progresso e fazer um aplicativo mais complexo…é muito massa”, afirma o estudante. 

A missão do projeto é capacitar os estudantes em primeira instância para que esse conhecimento seja repassado posteriormente para outro público, principalmente a comunidade ao entorno do Campus Ouro Preto. “Depois que os alunos fazem esse treinamento, eles começam a ministrar oficinas e minicursos”, explica Lucas, que contou, ainda, que o canal do Youtube do CODAUT - Coordenadoria de Automação será um dos meios de transmissão do conteúdo. A intenção seria promover tutoriais básicos e deixar disponível gratuitamente de maneira acessível”, ressalta.

Marcelo afirma que a iniciativa é uma maneira de aprimorar sua experiência na área da tecnologia, âmbito que pretende seguir em seu currículo como estudante. O aluno contou que para ele o projeto de extensão cria uma grande rede de oportunidades e conexões. “A importância de projetos como esse é criar oportunidades. Posso ter acesso a um conhecimento e depois posso fazer uma oficina para disseminar para mais gente, é incrível", afirma.

 

Mercado de Trabalho 

A capacitação proposta pelo programa impacta diretamente na experiência e habilidades de seus integrantes, o que amplia suas possibilidades de atuação no mercado de trabalho. “O intuito da iniciativa é deixar a mão de obra mais qualificada possível, para que eles possam trilhar o caminho que eles quiserem”, conta Lucas, que ressalta a presença de empresas de desenvolvimento na área tecnológica no município de Ouro Preto como oportunidade de carreira para os estudantes. “Nosso objetivo é sempre deixá-los o mais bem preparados possível para o mercado de trabalho”, afirma Lucas. 

 

Próximos passos 

O projeto de extensão é um programa contínuo no Campus Ouro Preto e para sua renovação, que acontecerá ainda esse ano, algumas inovações estão sendo pensadas. “Eu tenho muita intenção, para as próximas propostas do projeto, de criar metas de ir na comunidade externa, proporcionar essas capacitações em escolas, sobretudo, em escolas públicas”, explica Lucas. Para ele, levar esse conhecimento para o âmbito público e gratuito, principalmente para escolas, pode ser uma maneira de levar o conhecimento tecnológico para o cotidiano de inúmeros indivíduos, que a partir do aprendizado também poderão passá-lo à frente, mais uma vez.