Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de extensão do campus lança podcast sobre produções da área de Geografia
conteúdo

Notícias

Projeto de extensão do campus lança podcast sobre produções da área de Geografia

publicado: 23/03/2023 15h39, última modificação: 23/03/2023 15h41
Luiz Carlos Santiago Lopes

Já estão no ar os primeiros episódios do podcast “Fala CODAGEO”, desenvolvido por alunos e professores da área de Geografia do Campus Ouro Preto. A iniciativa é apenas uma entre as diversas frentes de atuação do projeto de extensão de mesmo nome, coordenado pelos professores Alex de Carvalho e Caroline Delpuppo.

A edição mais recente do programa, lançada na última semana e apresentada por Alex e pela bolsista Yara Miranda, tem como como entrevistado o professor Diego Oliveira.  Em pauta, a realização do Simpósio Regional de Geografia, evento em andamento na instituição.

De acordo com Alex, os próximos episódios do podcast abrirão espaço, inclusive, para temáticas abordadas pelos TCCs já produzidos ou em produção pelos licenciandos, que tratam, principalmente, de aspectos geográficos da região dos inconfidentes: Ao proporcionar um espaço para estudantes já formados e em curso falarem sobre seus produtos no podcast, o projeto busca promover as ações do curso de Geografia. “Temos como principal objetivo a divulgação científica e também a divulgação das ações de ensino, pesquisa e extensão, tanto de professores, quanto de estudantes do curso de Geografia” afirma Alex. 

As gravações do podcast ocorrem no Campus Ouro Preto, em laboratório da Coordenadoria da Área de Geografia (CODAGEO).

O Projeto 

O Fala CODAGEO conta com outras frentes de produção e disseminação de conteúdo para além do podcast. Entre elas, estão o desenvolvimento de sites para o curso de licenciatura e para o mestrado em Ensino de Geografia, além de alimentação de perfis no Instagram e no Facebook.  O objetivo, segundo o docente, tem sido alimentar cada um desses canais com produções monográficas de licenciandos e resultados de pesquisas de docentes do campo da Geografia, disseminando essas informações para a comunidade local.

Alex explica que a iniciativa nasceu da identificação de uma necessidade de ampliar o conhecimento da comunidade externa ao campus sobre realizações do curso de Geografia, e também de compartilhar os resultados de monografias, pesquisas e artigos de alunos e docentes. 

O primeiro passo foi a catalogação de TCCs já produzidos ao longo dos dez anos de existência do curso de Geografia. "O material selecionado trata de áreas da região e de temas que são próximos da população, então é uma forma de fazer esse conhecimento chegar a essa comunidade”, afirma Alex. O professor ressalta que a temática abordada, apesar de focada no campo geográfico, é ampla. Assim, o projeto trabalhará conceitos diversos do campo, incluindo geografia clássica, ambiental e climática, cultural, entre outras abordagens. 

Yara, uma das alunas bolsistas do projeto, conta que a iniciativa a interessou pela possibilidade de mostrar seu trabalho dentro do campus para a comunidade. “É uma maneira de mostrar para a população o que a gente faz dentro do IF, qual é a nossa importância”, afirma. Giulia Oliveira, também bolsista do projeto, ressalta que a democratização da informação promovida pelo projeto é o que mais a motiva: “Esse acesso é muito importante para o desenvolvimento social, e poder contribuir para essa acessibilidade é muito gratificante". 

A disseminação de informações proporcionada pelo projeto de extensão aponta para um impacto social importante na comunidade em torno do IFMG. Para Alex, a divulgação pode vir a contribuir para melhoria da condição de vida da comunidade, tendo em vista que “a partir da publicação desses materiais, temos mais cabeças para pensar sobre problemas, propor soluções e materializar informações em ações que vão, de fato, transformar”.

 

Ouça o Fala CODAGEO

Acompanhe os próximos episódios do podcast na plataforma de sua preferência:

Anchor

Spotify