Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos desenvolvem projetos inovadores em Mineração e Metalurgia utilizando a geometria espacial

publicado: 06/12/2018 17h06, última modificação: 07/12/2018 12h32

A Geometria Espacial é o estudo dos sólidos geométricos, e se faz importante para uma percepção de formas e espaços, observados facilmente em objetos e materiais utilizados pelos técnicos. O conteúdo é ministrado nas 2ª séries dos cursos integrados.

Após realizar o estudo de fórmulas, cálculos e percepções de propriedades e definições dos sólidos, o professor da Coordenadoria de Matemática (CODAMAT), Thiago Neves Mendonça, propôs um trabalho aos seus alunos dos cursos de Mineração e Metalurgia, especificamente as turmas MIN2D2, MIN2D3 e MET2D2, que associassem a Geometria Espacial estudada com criações, adaptações de objetos que poderão ser utilizados nas áreas técnicas em questão e apresentar os trabalhos como se fizessem parte de uma empresa com a proposta de vender os objetos. O objetivo da proposta é a integração do ensino de matemática na área técnica que os alunos se inserem, fazendo com que os mesmos possam se aproximar, de forma diferenciada, do seu curso e dos conteúdos matemáticos, como forma de despertar nos alunos um espírito pesquisador, criador, inovador e empreendedor.

As apresentações foram realizadas em sala de aula, nos dias 27 e 28 de novembro, e foram apreciadas por: estagiários do curso de licenciatura em Matemática da UFOP; Clarice Alves e Talita Valadares da Pedagogia; Professor Jorge Ney da área de Metalurgia. Dentre os objetos criados, tem-se: linha de produção escavadeira, peneira vibratória e esteira, caminhão auto carregador, uma máquina de tijolos, variação de um britador de martelo, britador de rolo com peneira embutida, sensor de localização e posicionamento em minas, aspersor de água e reservatório, peneira hidráulica, lixadeira de cinta, panela refratária móvel com a participação de alunos do curso de Automação.

Após as apresentações, em uma rodada de conversa com o professor, os alunos alegaram que a atividade propiciou diversas formas de aprendizado, sejam elas relacionadas ao curso técnico, ou à matemática quando se depararam com os sólidos e suas construções. Além disso, eles relataram as dificuldades e os desafios encontrados para criarem algo que fosse útil para sua área técnica. Os alunos do curso de Metalurgia pensaram exclusivamente em objetos que colaborassem diretamente com o ensino, em sala de aula ou em laboratórios.