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Rádio IFMG, projeto de extensão em parceria com Rádio Província, está de volta

publicado: 23/07/2020 14h30, última modificação: 23/07/2020 14h30

Radio1Esse ano o rádio no Brasil completa 98 anos, derrubando todos os mitos de que seria engolido pelos novos meios como a TV e a internet. Ele está presente como um companheiro nos deslocamentos, para enfrentar o trânsito ou para realizar tarefas, pela sua característica singular de estar presente enquanto realizamos outras atividades. AM ou FM, o rádio consegue transmitir proximidade entre locutor e ouvinte de forma muito mais eficiente que outros meios. 

Há 11 anos, um projeto do IFMG - Campus Ouro Preto, em parceria com a Rádio Província, leva aos lares da comunidade ouro-pretana informações sobre o instituto nas vozes dos alunos e de professores: é a Rádio IFMG. “Em 2009, o professor Arthur Versiani, diretor na época, assinou um acordo com o senhor Roque Fina, diretor da sociedade comunitária que coordena a Rádio Província, que deu início ao projeto de extensão. A rádio iria ceder uma hora semanal para o campus e assim tem acontecido até hoje” explica o coordenador do projeto. 

O projeto, que também já foi coordenado pelos professores Julice Resende e Francisco Freitas, atualmente está sob a orientação do professor Daniel Diniz, da coordenadoria de História. A equipe conta atualmente com dois bolsistas, Heitor Oliveira e Alice Pimenta, e os professores Daniel Diniz e Felipe Lima.

O programa, transmitido ao vivo antes da pandemia, passou a ser gravado, por conta do período de isolamento social. Segundo Daniel Diniz, as gravações tornarão possível constituir uma memória mais consolidada do programa. 

O programa 

O programa é exibido na rádio toda quarta-feira, das 12h às 13h. "Nós conversamos com a sociedade de Ouro Preto, divulgamos as nossas agendas, o que pesquisamos, as palestras e contamos um pouco a rotina da escola. Nós mostramos um pouco da temperatura da escola para a sociedade, que é quem nos financia e que está presente no campus, pois muitos da comunidade estão ali. Por outro lado, a gente se pauta muito na educomunicação, que é a ideia da rádio como uma ferramenta de aprendizado. Por exemplo, para os nossos bolsistas, esse projeto tem sido muito importante. Eles aprendem a se expressar com mais naturalidade, a editar áudio, editar texto, a falar publicamente e a ocupar o espaço do rádio", explica o professor. 

Os programas não são temáticos, mas em ocasiões especiais, para homenagear pessoas, assuntos ou questões atuais em debate, a programação é voltada para um conteúdo específico. "A ideia do programa é que ele seja uma revista que dê o pulso da escola. Temos uma agenda cultural da cidade, que agora é a Agenda de Enfrentamento da Covid-19 promovida pela escola. Tentamos cobrir com intensidade o que a escola tem feito. Nós acreditamos que estamos chegando até algum pai, mãe, responsável por aluno e, com isso, vamos fazendo essa mediação" enfatiza. 

Bolsistas

São os bolsistas que fazem, de fato, o trabalho, desde a montagem das playlists até a formação dos quadros. Atualmente, o projeto conta com a participação de dois estudantes. Uma delas é

Alice Pimenta, aluna do 3º ano do curso técnico integrado em Administração. Para ela, o projeto cumpre uma função de levar informação principalmente para aqueles que não têm acesso à internet. Alice explica como se dá o processo de criação em meio à pandemia: "nós temos feito uma reunião por vídeo chamada toda semana (eu e o Heitor, que somos os bolsistas, o Daniel e o Filipe, que são os professores responsáveis pelo projeto) para ver o que tem acontecido na escola que seria interessante cobrir e assim, definir a pauta do programa. A partir disso, eu e o Heitor montamos a escalada, que é como se fosse um roteiro. Escrevemos e gravamos os quadros, procuramos os entrevistados para realizar as entrevistas, selecionamos as músicas e depois editamos tudo isso em um arquivo de áudio, que enviamos para ser reproduzido na rádio".

Alice conta que a volta do projeto leva entretenimento para quem escuta e enfatiza o que a escola tem feito durante a pandemia. Para ela, a parte mais interessante na produção do programa são as entrevistas, a elaboração das pautas, procurar os entrevistados e a redação das reportagens. "Eu acho que fazer parte de um projeto como esse pode ser muito bom para mim, para aprender a aprimorar habilidades como escrever, entrevistar, elaborar perguntas, falar melhor ‘em público’ e me comunicar de uma forma clara e eficiente, que são coisas que têm a ver com o que eu pretendo fazer no futuro. É um projeto que tem me ensinado muito a lidar com a responsabilidade de produzir um programa toda semana e lidar com possíveis imprevistos e mudanças na pauta", finaliza Alice.

Como participar?

Segundo o coordenador do projeto, o edital para concorrer às bolsas para o projeto de extensão é divulgado uma vez no ano. Os alunos também podem participar de forma voluntária do processo de criação, o que gera um certificado e aprendizados na área de reportagem, entrevista e toda a técnica. Os estudantes que participam como voluntários têm a preferência em seleções futuras.

Podcast, no futuro

Para o professor Daniel Diniz, a transformação do programa em podcast está em fase de estudo e é possível que em setembro já sejam lançados os primeiros. A ideia surgiu neste ano, na tentativa de chegar ao público mais jovem, que geralmente não tem o hábito de ouvir rádio.

Os programas vão ao ar toda quarta-feira, das 12h às 13h, na rádio Província (98,7).