Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Restaurante escolar do campus oferta opção vegetariana em caráter experimental

Restaurante escolar do campus oferta opção vegetariana em caráter experimental

por Tatiana Toledo publicado: 04/11/2022 12h42, última modificação: 04/11/2022 12h50

Usuários do restaurante escolar do Campus Ouro Preto passaram a contar, neste retorno às aulas, com uma novidade: uma opção vegetariana no cardápio.

Ainda em caráter experimental, a oferta visa atender a uma demanda da comunidade acadêmica, em especial, a de estudantes da instituição. “Como nosso maior público é, naturalmente, de alunos, nos reunimos com o Grêmio Estudantil. Explicamos as limitações iniciais para a ação, mas nos comprometemos a trabalhar na questão. Assim, o Grêmio fez um levantamento preliminar da necessidade, em números, e a nossa equipe do Restaurante, especialmente a Vanessa, nossa nutricionista, disponibilizou-se a trabalhar nesta oferta experimental para que possamos dar mais um passo na implementação definitiva do cardápio vegetariano”, explica o diretor-geral do Campus, Reginato Fernandes.

Segundo a nutricionista Vanessa Campos, este levantamento constatou a presença de 50 alunos vegetarianos no Campus: “Ressalto que não são, necessariamente, 50 usuários diários do restaurante escolar. Ainda assim, é necessário que o restaurante se adeque à tendência que observamos de aumento do número de vegetarianos”.

Durante a fase experimental, a intenção será estimar a média de consumo da opção vegetariana para incorporá-la à rotina do restaurante. Será um período, também, para conhecer melhor o público adepto ao vegetarianismo na instituição e, consequentemente, identificar pratos com maior ou menor aceitação.

Tendo em vista que as preparações vegetarianas disponíveis no cardápio do restaurante escolar buscarão oferecer mais uma fonte de proteína em substituição à carne, os pratos terão como base o ovo e a proteína texturizada de soja. Além disso, considerando que não houve aumento de pessoal para a produção de mais um prato, a equipe tem buscado receitas de fácil preparo. Vanessa acrescenta que, independentemente de opção vegetariana ou carne, o cardápio garante uma refeição completa, com oferta de fontes de carboidratos, vitaminas, minerais e proteínas. “O feijão, ofertado diariamente, é uma importante fonte de proteína vegetal”, afirma.

A nutricionista explica que, inicialmente, é possível que as preparações sem carne não estejam disponíveis durante todo o período de distribuição das refeições: “Como a opção vegetariana é aberta ao público, pode ser que esta tenha uma saída além do esperado e nos falte ingredientes para produzir durante todo o período da distribuição. Pedimos a compreensão para possíveis contratempos que venhamos a ter nessa fase inicial. Com trabalho, compreensão das dificuldades e feedback constante dos comensais, vamos nos adequar para sempre ofertar as melhores refeições possíveis”.

Para encaminhamento de dúvidas, reclamações ou elogios, os usuários do restaurante escolar podem entrar em contato pelo e-mail: restaurante.op@ifmg.edu.br

registrado em: