Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Retorno gradual e seguro: como o Campus Ouro Preto está se organizando para a retomada de suas atividades presenciais?

Destaques

publicado: 13/12/2021 08h50, última modificação: 13/12/2021 13h55

Quatro fases norteiam as estratégias de retorno gradual e seguro das atividades presenciais acadêmicas e administrativas no IFMG - Campus Ouro Preto, enquanto persistir a pandemia de Covid-19.
Essas etapas foram planejadas de forma a respeitar não apenas os prazos necessários para a preparação de toda a infraestrutura necessária ao retorno seguro, mas também os protocolos sanitários vigentes. Nesse sentido, as datas de início e término dessas fases podem ser alteradas em função de indicadores epidemiológicos.

FASE 1 (12/11/2021 - 17/01/2022)

Atualmente, o Campus Ouro Preto encontra-se na Fase 1, caracterizado, principalmente, por atividades acadêmicas no formato de Ensino Remoto Emergencial. Estão permitidas ações presenciais de gestão e parte das atividades administrativas.

O que está autorizado?

- Atividades acadêmicas no formato de Ensino Remoto Emergencial (ERE)
- Ações de gestão
- Atividades inerentes à manutenção/funcionamento do campus
- Ações que demandam atendimento ao público, excepcional e/ou urgente
- Atividades de preparação do campus para a implementação das fases seguintes
- Ações previstas na Portaria nº 31, de 09/02/2021: atividades presenciais dos funcionários terceirizados; atividades esporádicas presenciais dos estagiários, docentes substitutos e servidores efetivos; atividades esporádicas de prestadores de serviços; atividades presenciais do SIC/DE

Precisa acessar as dependências do campus neste período?
Acesse: Protocolo de Biossegurança para Retorno Parcial das Atividades Presenciais no IFMG - Campus Ouro Preto

Preparativos para a Fase 2
Na etapa 1 também estão ocorrendo ações de planejamento para a Fase 2, que autoriza o retorno presencial de parte das atividades acadêmicas e administrativas a partir de 18/01/2022.
Para isso, foi estabelecida uma Comissão de Retorno Gradual das Atividades Presenciais do IFMG-Campus Ouro Preto, responsável por elaborar uma minuta de protocolo de retomada das atividades presenciais, considerando as instruções de protocolos estadual e municipal. Após consultar a comunidade escolar, esta Comissão avaliou as sugestões recebidas e submeteu o documento à apreciação do Conselho Acadêmico do campus, que deve deliberar sobre a minuta nos próximos dias.

Agenda de atividades preparatórias para a Fase 2

A fim de dar ampla divulgação e esclarecer todas as dúvidas no tocante ao retorno presencial gradual e seguro, estão sendo programadas atividades destinadas aos alunos, pais e responsáveis e servidores.
Confira a agenda:

• 21/12/2021 (às 18h): live com alunos, pais e responsáveis (canal do Campus Ouro Preto no Youtube)
  • 18/01/2022 (horário a ser definido): acolhimento da comunidade acadêmica
  • As reuniões com servidores técnicos administrativos estão/estarão sendo realizadas junto às chefias imediatas de cada unidade em meio à Fase I. A reunião com os docentes ocorrerá em janeiro.

FASE 2 (início em 18/01/2022)

Na Fase 2, as ações da Fase I serão mantidas. Além disso, está autorizada a retomada parcial de atividades acadêmicas dos cursos regulares e FIC (Formação Inicial e Continuada) em todas as modalidades/níveis de ensino, de algumas atividades de pesquisa e extensão, bem como das atividades administrativas necessárias para sua realização.
As atividades acadêmicas que ocorrerão presencialmente estão sendo discutidas e estabelecidas pelos Colegiados de Curso, dentro das prioridades institucionais estabelecidas e orientadas pelos protocolos de biossegurança estabelecidos pela Comissão de Retorno.
Após a decisão dos Colegiados de Curso, serão divulgadas, mais precisamente, as atividades, cursos e disciplinas a serem retomadas.

FASE 3 (sem data definida)

A Fase 3 permitirá, dentro dos mesmos parâmetros da Fase 2, o retorno de todas as disciplinas de todos os cursos, com eventual revezamento de alunos, conforme protocolos sanitários vigentes e orientações da Comissão de Retorno. Esta fase não tem data definida para acontecer, podendo ser adotada quando os protocolos sanitários, de biossegurança e infraestruturais permitirem.

FASE 4 (sem data definida)

A Fase 4 prevê o retorno total das atividades, e será adotada quando as condições sanitárias, de biossegurança e infraestruturais permitirem.

Dúvidas sobre o retorno presencial?
A Comissão de Retorno disponibiliza o seguinte contato para o esclarecimento de dúvidas: retornogradual.op@ifmg.edu.br