Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana de Ciência e Tecnologia volta ao formato presencial e movimenta Campus Ouro Preto

publicado: 17/02/2023 12h55, última modificação: 17/02/2023 13h04

De 6 a 10 de fevereiro ocorreu a 15ª Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG - Campus Ouro Preto. Nesta edição, o tema geral proposto pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação foi o "Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil".

Mais de 40 atividades gratuitas ficaram disponíveis ao público, entre debates, minicursos, palestras, oficinas, exposições, lançamentos de livros e mostra de projetos. Também integraram a programação mais cinco eventos realizados paralelamente: Ciclo de Debates sobre teses e dissertações; Ciclo de Debates Estudantis; Semana de Física, Semana de Automação Industrial e Encontro dos Projetos de Ensino da CODAMAT.

A professora Sílvia Almeida, presidente da Comissão Organizadora, celebra os momentos intensos vivenciados durante o evento. Ela também destaca a mobilização, tanto de servidores quanto de alunos, para o sucesso da semana: “Os estudantes se envolveram muito no ciclo de debate. As discussões e apresentações de projetos também foram muito ricas e muito proveitosas para quem esteve lá”. A professora ressalta, ainda, o interesse da comunidade acadêmica e externa pelos minicursos ofertados, que contaram com mais de 300 participantes.

A docente salienta o fato de diversos espaços do Campus Ouro Preto terem sido ocupados e reocupados, especialmente após um longo período de atividades remotas em razão da pandemia. Auditórios, laboratórios, restaurante escolar, galeria de artes e até mesmo o ambiente de inovação, ainda não inaugurado oficialmente, foram palco de muito aprendizado, experimentação e troca de experiências.

Repercussão

Servidores, alunos e pessoas da comunidade externa relataram como foi a experiência de participar das atividades promovidas ao longo da semana.

Um dos participantes mais jovens, Diego Leocádio Codato Anunciação, de 11 anos, afirma ter gostado das ações das quais participou. “Estou no sétimo ano, quem me indicou [o evento] foi minha irmã, que estuda no IFMG. Eu fiz os minicursos de programação mobile, desmistificando o lixo eletrônico e impressão 3D. Eu amei muito”, disse o jovem, que já manifesta interesse e até mesmo recomenda o curso de Automação Industrial.

Para Mikhaely Souza, aluna do campus e bolsista do Ambiente de Inovação, o evento foi uma oportunidade não apenas de ampliar seus conhecimentos, mas também de colaborar para a organização da Semana de Ciência e Tecnologia. “Acho que o evento é muito importante para quem está no IF, porque ele vai mostrar, ali, a importância da ciência da tecnologia nas nossas vidas. Achei que foi muito bem programado. Eu, como bolsista, auxiliei na organização de dois eventos: uma oficina e um minicurso promovidos pelo ambiente de inovação”, conta a estudante, que também participou de outras oficinas e debates. “Gostei muito, eu espero que a cada ano tenha mais incentivo para realização deste evento, que é cheio de conhecimento, e é isso que a gente exatamente busca”, destaca.

Já o aluno Pedro Henrique Oliveira ministrou um dos minicursos do evento: “Desmistificando o Lixo Eletrônico”. Para ele, a novidade de estar à frente da atividade foi o que deixou tudo mais interessante. “Quando os participantes entraram nesta oficina, não sabiam muitas coisas, só o básico, mas eu acho que o curso abriu a mente dos participantes para um novo mundo, novas possibilidades.  Além de ser uma coisa nova pra mim, essa oficina serviu de um incentivo para fazer isso mais vezes”.

O aluno Vinícius Bertolino participou de palestras, minicursos e exposições. Para ele, toda essa diversidade de ações é muito importante: “Através disso, surgem novas ideias, novos pensamentos. A Semana de Ciência e Tecnologia é muito importante para nós e a tecnologia é a chave para nossa renovação”.

A servidora Daniela Fortes participou da oficina de Pintura de Arte Sacra e conta como foi a experiência: “Desde a inscrição, fiquei ansiosa pela atividade, tanto por utilizar a tecnologia, quanto pela curiosidade sobre a consecução do produto final. Foi uma experiência muito gratificante e o resultado foi muito bom. Temos que nos abrir para o novo, para a descoberta de novas propostas, texturas e formatos”.

A interação promovida pelo evento foi um dos pontos altos da Semana para a servidora Kelly Cristiane Morais. “É um evento muito importante por propiciar diversas atividades que incentivam a discussão de temas relevantes e capacitações a toda comunidade interna e externa(...), além de ser um momento em que podemos sair dos nossos setores e encontrar colegas de outras áreas, alunos e comunidade externa, o que enriquece a convivência e a troca de saberes”, destaca.

Registros do evento

Confira a cobertura fotográfica da 15ª Semana de Ciência e Tecnologia:

Álbum cobertura SNCT 2022