Notícias
Servidores e estudantes do Campus Ouro Preto se destacam no Planeta IFMG 2025
O Campus Ouro Preto marcou presença no Planeta IFMG 2025, evento anual do IFMG dedicado à divulgação da produção científica, das ações de ensino e extensão, além de outras iniciativas realizadas pela comunidade acadêmica. O encontro ocorreu no Campus Ribeirão das Neves, nos dias 4, 5 e 6 de novembro, reunindo representantes de todos os campi do Instituto.
A cerimônia de abertura do evento contou com a palestra da escritora Conceição Evaristo, cuja presença inspirou reflexões sobre identidade, memória e educação transformadora. Ainda no dia 4, um ônibus partiu do Campus Ouro Preto levando servidores e estudantes que participaram ativamente das atividades do evento. Os docentes Pedro Camargo e Diego Souza (Codageo), Ariana Almeida (Codamin) e Denilson Soares (Codamat) acompanharam seus orientandos na apresentação de trabalhos no Seminário de Iniciação Científica, organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (PRIPPG).
Para a diretora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Venúncia Coelho, o campus vem se consolidando como um dos grandes destaques em pesquisa, e o Planeta IFMG foi uma importante oportunidade para divulgar o resultado desse esforço coletivo. "Além da expressiva participação de estudantes e orientadores, o campus teve o orgulho de ver seis docentes homenageados com a Menção Honrosa “Pesquisador(a) Impacto de 2025”, em reconhecimento à relevância e excelência de suas pesquisas. Foram agraciados os professores Pedro Camargo, Diego Souza, Jairo Rodrigues Silva, Caroline Delpupo, Alex Carvalho e Cristiana Andreoli", destaca.
O evento também contou com o lançamento do livro “Descápitas”, de autoria Luciana Ferreira, servidora técnico-administrativa da biblioteca do campus. A atividade, organizada pela Editora IFMG, marcou a publicação da obra e destacou a importância da produção literária dentro da instituição. Marcaram presença, ainda, o diretor-geral do Campus Ouro Preto, Reginato Fernandes, e o diretor de ensino, Gustavo Arrighi Ferrari.
"O reconhecimento recebido pelos docentes, a participação dos estudantes e o lançamento da obra literária reafirmam o compromisso do Campus Ouro Preto com a produção científica, artística e cultural de qualidade, a formação crítica de seus estudantes e a valorização da pesquisa e da criação intelectual como pilares da educação pública, gratuita e de excelência" ressalta Venúncia Coelho.
