Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Trajetórias: conheça a história da egressa Celeida de Freitas Martins, titular da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher

por Tatiana Toledo publicado: 28/06/2021 18h00, última modificação: 28/06/2021 18h00

Ela retornou a Ouro Preto, sua cidade natal, para assumir a importante missão de responder pela recém-criada Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), uma antiga reivindicação da comunidade. Celeida de Freitas Martins, delegada da Polícia Civil, é egressa da turma de 2008 do curso técnico em Instrumentação Eletrônica do então Cefet Ouro Preto e inaugura a série “Trajetórias”, que pretende destacar a história acadêmica e profissional de egressos e egressas de nossa Instituição. Confira!

- Por que escolheu estudar no Cefet Ouro Preto? Quais são suas lembranças daquela época?

Escolhi estudar no Cefet pois era uma instituição de referência no ensino público de qualidade. Eu gostava muito da biblioteca do Cefet, costumava passar muito tempo lá. Tenho lembranças, também, dos jardins e dos espaços de convivência da instituição, onde eu gostava de ficar lendo na hora do almoço e conversando com os colegas. No Cefet, fiz amizades que perduram até hoje e tive a oportunidade de conhecer e conviver com grandes professores.

"... é uma grande alegria retornar a Ouro Preto, pois eu amo essa cidade. Ser a delegada titular da DEAM é uma imensa honra, pois assim, posso trabalhar em prol da população de Ouro Preto em uma área tão sensível, e devolver à comunidade o produto da minha formação, que foi feita na rede pública de ensino nesta cidade"

- Após concluir seus estudos na instituição, como foi sua trajetória acadêmica e de carreira até o momento?

Finalizando o curso na instituição, ingressei na Universidade Federal de Ouro Preto, em 2009, no curso de Direito, formando-me no ano de 2014. No mesmo ano, ingressei na Ordem dos Advogados do Brasil e comecei a trabalhar como advogada enquanto estudava para concurso público. No ano de 2018, fui aprovada no concurso de Delegado de Polícia de Minas Gerais.

- A Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher era uma reivindicação antiga da comunidade local. O que representa, para a senhora, sua designação para responder pela DEAM, assim como seu retorno a Ouro Preto para assumir esta importante função?

Para mim, é uma grande alegria retornar a Ouro Preto, pois eu amo essa cidade. Ser a delegada titular da DEAM é uma imensa honra, pois assim, posso trabalhar em prol da população de Ouro Preto em uma área tão sensível, e devolver à comunidade o produto da minha formação, que foi feita na rede pública de ensino nesta cidade (Escola Estadual Dom Veloso, Cefet e UFOP).

- Quais os principais ganhos, para mulheres da região, com o acesso aos serviços de segurança pública especializados?

A DEAM proporciona à mulher vítima de violência doméstica e familiar um atendimento direcionado a sua situação de vulnerabilidade, com uma equipe que possa realizar o acolhimento adequado e o direcionamento para os demais órgãos da rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

- Além de sua designação, que configura uma importante conquista para a implementação da DEAM no município, quais os próximos passos para que seja possível atender efetivamente mulheres vítimas de todo tipo de violência?

Estamos em busca da estruturação física da DEAM de Ouro Preto, uma vez que, até o momento, os serviços estão sendo prestados na sede da Delegacia Regional. É de extrema importância um prédio próprio, uma vez que assim é possível criar um ambiente mais reservado e acolhedor para as mulheres em situação de violência doméstica.