A Educação Inclusiva mediada por tecnologias digitais durante o Ensino Remoto Emergencial
Justificativa
Diante do modelo de ensino que tem por tradição formar profissionais com base na competição e seleção meritocrática, a inclusão é uma quebra de paradigmas que propõe garantir o direito do estudante de acessar e ser atendido em suas especificidades de aprendizagem.
Sendo assim, cabe às instituições investirem em ações que promovam o acesso e permanência dos alunos com necessidades educacionais específicas em seus cursos, contribuindo para que os modelos historicamente dominantes sejam mudados em favor de uma sociedade que reconheça sua diversidade.
Ao considerarmos o desafio que tem sido para as instituições promoverem o Ensino Remoto Emergencial (ERE), quais foram as estratégias assumidas pelo Instituto Federal de Minas Gerais campus Ouro Preto (IFMG-OP) para a inclusão dos alunos com necessidades educacionais específicas?
Objetivos
Este trabalho tem por objetivo compreender como ocorreu o processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais específicas por meio das estratégias adotadas pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE) do IFMG-OP.
Metodologia
A abordagem será qualitativa, e para efeito de produção de dados, faremos entrevistas com sujeitos envolvidos na inclusão dos estudantes (professores, intérpretes, estagiários) e análise documental de registros que o NAPNEE dispuser e que possam contribuir para alcançarmos os objetivos propostos.
Resultados esperados ou já alcançados
Esperamos contribuir para a percepção dos impactos que este período pode ter causado na aprendizagem dos estudantes. Além disso, esperamos favorecer a organização de ações que visem ampliar a inclusão destes estudantes no campus.
Equipe
Layla Júlia Gomes Mattos (Docente - coordenadora);
Thays Rocha Brandão Ferreira (Discente - Bolsista -Iniciação Científica);
Rodrigo Mapa de Alcântara (Discente - Voluntário - Iniciação Científica).
Contato com a equipe do projeto
layla.mattos@ifmg.edu.br