Educação e sustentabilidade: avaliação em diálogo nas áreas de linguagens e humanidades
Justificativa
A ideia de se construir instrumentos avaliativos para as três etapas do etapas do ano letivo de 2021 nas turmas de terceiro ano integrado do Campus Ouro Preto justifica-se, entre os professores envolvidos no projeto, a partir de um conjunto de fatores, quais sejam:
• a avaliação positiva, da parte dos professores envolvidos, dos resultados obtidos quando da realização do Projeto de Ensino “Memórias do Ensino Médio: uma proposta de avaliação articulada”, executado nos dois últimos trimestres letivos de 2020;
• a oportunidade de construir um instrumento avaliativo que transcendesse seu caráter de atribuição de nota apenas, passando também a ser um instrumento dado à reflexão, individual e coletiva, acerca da contribuição social que os cursos de nível médio do campus podem oferecer;
• por fim, e sobretudo, garantir que em um período extremamente conturbado em número de disciplinas e trabalhos, se oportunizasse aos discentes envolvidos a possibilidade de realizar menos trabalhos, de sorte que um mesmo produto final valerá para todas as disciplinas envolvidas.
Objetivos
- Construir instrumento avaliativo articulado que atenda minimamente os requisitos necessários para aprovação dos alunos matriculados nas disciplinas envolvidas;
- Garantir exequibilidade do projeto, construindo uma agenda organizada entre as disciplinas para trabalhar cada etapa de forma comum e coesa;
- Estabelecer com clareza o foco do produto final e delimitar o que deverá ser produzido em cada etapa;
- Facilitar processo avaliativo discente na medida em que se construirá agenda comum de avaliação;
- Construir, com cada turma, reflexão artístico-cultural a respeito do tema escolhido e pesquisado;
Metodologia
Para a realização deste projeto, propõe-se a divisão das ações em três etapas, conforme organização a seguir:
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Etapa 1:
Objeto: levantamento dos desafios locais ou regionais associados a um ou mais objetivos de desenvolvimento sustentável.
Instrumento de avaliação: elaboração de produtos audiovisuais de reflexão sobre algum dos objetivos, acompanhado de relatório. O material produzido será exibido em festival.
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Etapa 2:
Objeto: Metodologia de projetos. Produção do projeto de intervenção social.
Instrumento de avaliação: projeto de intervenção social.
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Etapa 3:
Objeto: reflexão individual sobre aspectos que unem a temática maior com as disciplinas envolvidas.
Instrumento: relatório individual.
Resultados esperados ou já alcançados
Espera-se que:
- O instrumento avaliativo construído a partir deste projeto atenda aos requisitos necessários para aprovação dos alunos matriculados nas disciplinas envolvidas;
- O projeto comprove a sua exequibilidade, de modo que os trabalhos empreendidos nas três etapas dialoguem de forma coesa e coerente;
- O processo avaliativo seja facilitado, uma vez que as avaliações propostas se constituirão em agenda comum das disciplinas proponentes;
- Os discentes sejam capazes de identificar problemas sociais latentes e elaborar estratégias factíveis para combatê-las a partir dos conhecimentos somados em seu processo de formação.
Equipe
Rafaela Kelsen Dias – coordenadora
Alex de Carvalho – professor orientador
Daniel Henrique Diniz - professor orientador
Elizêne Veloso Ribeiro – professora orientadora
Laura Fernanda Rodrigues da Rocha – professora orientadora
Marcos Miguel Guimarães Campos – professor orientador
Williane Viriato Rolim – professora orientadora
Contato com a equipe do projeto
rafaela.dias@ifmg.edu.br