Literatura afrobrasileira e africana no ensino médio
O debate na escola sobre as questões etnicorraciais se faz mais necessário a cada dia. Já existem leis que tornam obrigatórias as reflexões e atividades sobre a temática em sala de aula, principalmente nas disciplinas de artes, literatura e história. No entanto, na prática, não é isso que ocorre. A Lei 10.639/03, mesmo após 16 anos de vigência, não tem sido efetivada conforme foi proposto. Pensando nisso, o grupo de pesquisa GEALI (Grupo de Estudos sobre Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura), neste ano de 2016, vem estudando e se formando sobre a Literatura Afro-brasileira e Africana e os modos de se trabalhar o tema em sala de aula. Para complementar o trabalho que vem sendo feito pelo grupo, com a parceria de pesquisadores, professores e alunos de outras universidades e outros IFs, o GEALI apresenta este projeto de extensão que tem como objetivo levar para a sala de aula, de forma efetiva e sistemática, a Literatura Afro-brasileira e Africana com o propósito de valorizar a cultura e história do povo negro, superando as desigualdades presentes na educação escolar. Para alcançar os objetivos do projeto, o GEALI, a partir de seus encontros, criará roteiros para o trabalho dessa Literatura com todas as turmas do Integrado do IFMG e proporcionará formação específica, por meio de encontros e oficinas, sobre o assunto, com professores do Ensino Médio de cinco escolas estaduais da cidade de Ouro Preto. Os trabalhos realizados a partir deste projeto no IFMG e nas demais escolas públicas serão registrados e transformados em artigos a serem publicados em um livro para formação de professores sobre Literatura Afro-brasileira e Africana na sala de aula do Ensino Médio, ainda inédito no Brasil.
Grande Área: Linguística, Letras e Artes
Orientador: Gláucia Do Carmo Xavier
Co-orientador: Erica Alessandra Fernandes