Utilização da modelagem matemática para ensinar frações matemáticas
É certo que são várias dificuldades que os alunos têm com a relação à matemática, mais em especial aquela que envolve o entendimento e a manipulação com as frações matemáticas. O trabalho em questão será desenvolvido tendo como base na Modelagem Matemática que consiste numa tendência de ensino em Educação Matemática capaz de oportunizar a participação ativa e colaborativa dos alunos a partir de exemplos retirados do cotidiano, conforme pesquisado por Freitas (2016).
Esse projeto tem por objetivo elencar e trabalhar algumas das dificuldades encontradas pelos alunos nas séries finais do ensino fundamental com relação à operacionalidade e aplicabilidade das frações matemáticas.
O projeto desenvolvido a partir da modelagem viabilizará exemplos retirados do cotidiano pelos próprios alunos, a fim de que os mesmos possam resolver, analisar, opinar e criticar a resolução da situação-problema. Será então feito o convite aos alunos de uma escola pública da cidade de Ouro Preto das séries finais do ensino fundamental (6º, 7º, 8º e 9º). O número de alunos poderá variar entre 08 alunos até 12 alunos, em média de 02 ou 03 alunos de cada série. A escolha desses alunos será a partir primeiramente do interesse dos mesmos, da disponibilidade, do número de vagas e do compromisso que eles assumirão em ajudar os demais colegas.
As tarefas propostas durante o trabalho poderão ser desenvolvidas na própria escola dos alunos com alguns momentos para serem também discutidas no laboratório de Matemática do IFMG – Campus Ouro Preto.
O intuito do projeto é de amenizar as dificuldades encontradas nas resoluções de situações que envolvem frações matemáticas com o auxílio deste pequeno e promissor grupo de alunos que terá o papel fundamental de serem multiplicadores do conhecimento em sua escola, em suas casas na sociedade em geral.
Grande Área: Matemática
Orientador: Joelma De Fátima Rodrigues Batista Freitas
Co-orientador: Maria José De Freitas