Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 1ª Maratona de Programação Intercampi do IFMG será sediada em Ouro Preto

1ª Maratona de Programação Intercampi do IFMG será sediada em Ouro Preto

por Hugo Pereira publicado: 23/04/2018 22h16, última modificação: 17/08/2018 14h30

O IFMG – Campus Ouro Preto sediará a etapa final da 1ª Maratona de Programação Intercampi do Instituto, com objetivo de divulgar os cursos que o IFMG oferta na área de computação e áreas afins, tanto para comunidade interna quanto para a externa. A etapa final está prevista para os dias 18 e 19 de maio de 2018, com competições em três níveis: Iniciante (ensino fundamental e 1º ano ensino médio/técnico), Médio (ensino médio/técnico) e Universitário (nível superior).

Os treinamentos para a etapa seletiva que irá definir os alunos que irão representar seus cursos na etapa final já estão sendo realizados desde o ano passado em diversos campi do IFMG. Alunos de escolas de ensino fundamental participantes de atividades de extensão do IFMG participarão da modalidade de Nível Iniciante da competição. Os jovens atualmente possuem grande contato e facilidade na utilização de máquinas computacionais, mas desconhecem a computação como ciência, a 1ª Maratona de Programação Intercampi do IFMG vem para mudar esse quadro proporcionando conhecimento de conceitos e habilidades da área de forma acessível para os estudantes.

O evento é uma atividade para divulgar a área da computação como uma possível área para carreira profissional e também o incentivo e a motivação para alunos aprofundarem mais ainda nos estudos da informática. Os objetivos específicos dessa competição é a promoção de maior integração e compartilhamento de conhecimentos e experiências entre profissionais de educação, promover a introdução dos conhecimentos computacional e técnicas de programação de computadores nas escolas de ensino médio e fundamental, proporcionar novos desafios aos estudantes, identificar talentos e vocações em programação de forma instruí-los e incentiva-los a seguir carreiras na área tecnológica, promover a integração entre o ensino, a pesquisa aplicada e a extensão nos cursos do IFMG.

O IFMG e organizadores da 1ª Maratona de Programação Intercampi acreditam na necessidade de realização de um evento como este para atender um número maior de alunos nas comunidades envolvidas e a certeza de contribuir para a melhoria da qualidade dos cursos em uma área que possui demanda crescente por profissionais qualificados.

Programação:

18 DE MAIO DE 2018 - SEXTA-FEIRA

Manhã:
Warmup livre na parte da manhã (contest para teste dos equipamentos e sistemas)

Exposição de posters sobre os cursos do IFMG na área de computação

Exposição de posters sobre trabalhos de pesquisa e extensão do IFMG na área de computação

Tarde

Final da Modalidade de Nível Iniciante (prova individual)
Local: Laboratórios do Pavilhão do Curso de Automação
Horário: 14h às 16h
Final da Modalidade de Nível Médio (prova por equipe)
Horário: 14h às 17h

Noite

Evento de premiação dos alunos vencedores das modalidades de Nível Iniciante e Nível Médio.
Local: Auditório
Horário: 19h às 20h

Palestra: Desafios e oportunidades na maratona de programação
Tema da palestra: dificuldades que um maratonista de programação enfrenta, as portas que a competição abre tanto no meio acadêmico quanto profissional. Como é o dia-a-dia dentro do Google e de que forma a maratona de programação me ajuda nesse ambiente.

Thiago Cavalcante - Engenheiro de software no Google Brasil
Local: Auditório
Horário: 20h às 21h30

19 DE MAIO DE 2018 - SÁBADO

Final da Modalidade de Nível Superior (prova por equipe)

Horário: 08h às 12h

Evento de premiação dos alunos vencedores da modalidade de Programação Nível Superior

Horário: 12h às 13h

Clique aqui para acessar o Regulamento  da 1ª Maratona de Programação.

registrado em: , ,