Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberta seleção de professores da Educação Básica, para atuarem como bolsistas preceptores do programa Institucional de Residência Pedagógica do IFMG - Campus Ouro Preto

por Hugo Pereira publicado: 03/07/2018 20h45, última modificação: 03/07/2018 20h46

O IFMG - Campus Ouro Preto, torna pública a abertura de inscrições para seleção de professores da Educação Básica, para atuarem como bolsistas preceptores do Programa Institucional de Residência Pedagógica do IFMG - Campus Ouro Preto.

Acesse o documento completo do Edital nº 40/2018

Inscrições: De 03 de Julho 2018 até às 12 horas do dia 05 de Julho de 2018.

A Residência Pedagógica é uma atividade de formação realizada por estudante regularmente matriculado em curso de licenciatura e desenvolvida numa escola pública de Educação Básica, denominada escola-campo. Na escola-campo, o residente será acompanhado por um professor da Educação Básica, denominado preceptor. A orientação do residente será realizada por um docente da IES, denominado docente orientador.

O Programa de Residência Pedagógica visa: aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o(a) licenciando(a) a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias; induzir a reformulação do Estágio  Supervisionado nos cursos de licenciatura, tendo por base a experiência da Residência Pedagógica; fortalecer, ampliar e consolidar a relação entre a IES e a escola, promovendo sinergia entre a entidade que forma e a que recebe o egresso da licenciatura e estimulando o protagonismo das redes de ensino na formação de professores.

Serão disponibilizadas 4 (quatro) vagas para Professores Preceptores, desde que atendam às condições de participação no Programa. As vagas serão estabelecidas mediante aprovação do Projeto Institucional, portanto, será composto Cadastro de Reserva, por ordem classificatória definida mediante o processo seletivo para composição futura dos núcleos. Sendo 3 para Geografia e 1 para Física, a quantidade de Professores Preceptores para Cadastro de Reserva.

As inscrições deverão ser realizadas pelo(a) candidato(a) no período de 03 de Julho 2018 até às 12 horas do dia 05 de Julho de 2018, presencialmente, na Gerência de Ensino Superior (Setor da Graduação no Pavilhão Inconfidentes) no IFMG - Campus Ouro Preto. No ato da inscrição, o(a) candidato(a) deverá entregar o formulário disponível no ANEXO I deste edital.

registrado em: