Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Informática - OBI 2018

Abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Informática - OBI 2018

As inscrições se encerram no dia 04 de maio de 2018

por Hugo Pereira publicado: 20/04/2018 20h23, última modificação: 02/05/2018 17h07

Anunciada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), e organizada pelo Instituto de Computação da UNICAMP, a XX Olimpíada Brasileira de Informática (OBI2018) está com as inscrições abertas.

A OBI é uma competição semelhante às outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia. O objetivo da OBI é estimular nos jovens estudantes o interesse pela ciência da computação,  através de uma atividade que envolve criatividade e competição.

A OBI está organizada em duas modalidades, e cada modalidade é dividida em níveis:

Modalidade Iniciação:

Nível Júnior, para alunos do quarto e quinto anos do Ensino Fundamental,

Nível 1, para alunos do sexto e sétimo anos do Ensino Fundamental e

Nível 2, para alunos do oitavo e o nono anos do Ensino Fundamental.

Modalidade Programação:

Nível Júnior, para alunos até o nono ano do ensino fundamental (alunos de anos anteriores também podem participar),

Nível 1, para alunos até o primeiro ano do Ensino Médio (alunos do Ensino Fundamental também podem participar) e

Nível 2, para alunos até o terceiro ano do ensino médio (alunos de anos anteriores também podem participar).

Nível Sênior, para alunos do quarto ano do Ensino Técnico e alunos cursando pela primeira vez o primeiro ano de um curso de graduação.

Em todas as modalidades e níveis os alunos competem individualmente. Cada aluno poderá estar inscrito em apenas uma modalidade e nível.

Modalidade Iniciação - Nível Júnior, Nível 1 e Nível 2:

Na modalidade Iniciação os alunos concorrem resolvendo problemas de lógica e problemas de computação, sem uso de computador, apenas utilizando lápis e papel. O objetivo desta modalidade é despertar o gosto por problemas de computação e detectar talentos potenciais para programação.

Modalidade Programação - Nível Júnior, Nível 1, Nível 2 e Nível Sênior:

A prova da modalidade Programação exige conhecimento em programação; é necessário prover computadores para os participantes, na ocasião da prova. A prova é composta de tarefas de programação com níveis variados de dificuldade: há tarefas mais fáceis, em que um conhecimento mínimo de programação é suficiente, e algumas tarefas mais difíceis, que exigem um conhecimento um pouco mais avançado de programação, com noções de estruturas de dados, algoritmos e técnicas de programação.

Premiação:

Todos os participantes receberão certificados de participação. Os melhores colocados de cada modalidade receberão ainda medalhas de ouro, prata e bronze.

Os melhores colocados das modalidades Iniciação e Programação (exceto os do Nível Sênior) serão convidados para a Semana Olímpica da OBI, no Instituto de Computação da UNICAMP, durante a qual os alunos participam de cursos e treinamentos em vários níveis, do básico ao avançado. Os alunos da modalidade Iniciação participarão de Cursos de Introdução à Programação; os alunos da modalidade Programação participarão de Cursos de Programação Avançada. Os cursos serão ministrados no Instituto de Computação da UNICAMP, e acontecerão em datas divulgadas oportunamente. Para os alunos da modalidade Programação nível 2, haverá, durante o Curso de Programação Avançada, uma seleção para escolher os quatro alunos integrantes da equipe brasileira na Olimpíada Internacional de Informática, que conta com a participação de equipes de mais de 80 países.

Data e horário das provas da Fase 1 (Local):

Modalidade Iniciação - Nível Júnior, Nível 1 e Nível 2: Dia 11/05/2018 (sexta-feira), De 11:30 às 12:30hs

Modalidade Programação - Nível Júnior, Nível 1: Dia 17/05/2018 (quinta-feira), De 10:30 às 12:30hs

Modalidade Programação - Nível 2 e Nível Sênior: Dia 17/05/2018 (quinta-feira), De 15:30 às 17:30hs

Inscrições:

As inscrições dos competidores do IFMG Campus Ouro Preto e das Escolas de Ensino Fundamental atendidas pelo Projeto Programa Ação serão feitas pelo professor Osvaldo Novais Júnior, Coordenador Local da OBI no IFMG Campus Ouro Preto. Para confirmar sua inscrição preencha o formulário abaixo até o dia 04 de maio de 2018 (sexta-feira):

Clique aqui para acessar o formulário ou cole o endereço ao lado em seu navegador: https://goo.gl/forms/tsq03pgfIBnXvq6N2

Duvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail: osvaldo.novais@ifmg.edu.br

registrado em: