Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ação solidária em favor de atingidos pelas chuvas mobiliza instituições de Ouro Preto e região

publicado: 31/01/2022 09h09, última modificação: 31/01/2022 09h09

As fortes chuvas que colocaram as cidades de Minas Gerais em estado de emergência, no começo deste ano, trouxeram inúmeros prejuízos para a comunidade da região histórica dos Inconfidentes. As famílias que não ficaram desabrigadas, sofreram com os danos materiais e alimentares. Em um momento de consternação e dor coletiva, a solidariedade emerge como a força motivadora para recomeçar.

A campanha em Ouro Preto angariou um elevado número de doações. Os alimentos, materiais de limpeza e de higiene pessoal levados ao IFMG e ao Centro de Convenções foram acrescidos ainda de uma doação de alimentos orçada em mais de R$ 7 mil da ONG Instituto Conexão Solidária, de Belo Horizonte.

Os esforços empenhados pelo IFMG - Campus Ouro Preto, em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), engajaram uma rede de órgãos públicos, entidades e a sociedade civil em favor dos afetados pelos temporais.

Reginato Fernandes dos Santos, diretor-geral do Campus, lamentou “as diferentes tragédias que Minas Gerais tem passado nas últimas semanas”, especialmente as que se abateram sobre as cidades de Itabirito, Ouro Preto e Mariana, mas ressaltou a importância da pronta mobilização na missão de mitigar os efeitos catastróficos das chuvas.

“A ação conjunta entre UFOP, IFMG, Fundação Gorceix, entidades sindicais e prefeituras mostrou, mais uma vez, a importância dos esforços conjuntos para respostas rápidas e assertivas no atendimento aos cidadãos e às comunidades que, bruscamente, foram colocadas em condições gerais de vulnerabilidade”, destacou.

O diretor defende, ainda, que a responsabilidade do IFMG - Campus Ouro Preto para com a comunidade extrapola os muros da escola e ações, como essa, precisam ser vistas como um dever cidadão. “O IFMG, como instituição que há 77 anos divide sua vida com a região, mantém seu compromisso social que, para além da formação técnica, acredita na formação cidadã. Entendemos que a escola deve perpassar os limites geográficos e contribuir para que a sociedade pense e trabalhe para propiciar uma vida melhor e mais digna a cada pessoa. Solidariedade é, também, cidadania”, pontuou.

O pró-reitor de Extensão da UFOP, Marcos Knupp, avalia que a articulação para a viabilização da campanha foi fundamental para o êxito na arrecadação. Segundo Marcos, a ação solidária se mostrou eficaz por conceder conforto às famílias, além de se configurar como efetiva demonstração de coletividade e sensibilidade. “A gente mostra que juntos temos mais força e que, podemos sim, ajudar o próximo. Sobretudo às comunidades de alta vulnerabilidade, que já estavam sofrendo muito com a pandemia”, esclarece.

SERVIÇO
A sua ajuda faz a diferença! Contribua com as vítimas dos temporais por meio de doações através:

Conta Banco do Brasil: 82.356-2
Agência: 0473-1