Notícias
Alunos do curso Técnico em Administração visitam órgãos legislativos e Fábrica de Doce de Leite Viçosa
Neste semestre letivo, estudantes do curso Técnico em Administração do IFMG - Campus Ouro Preto participaram de visitas técnicas a instituições públicas e a uma empresa reconhecida nacionalmente. As atividades, promovidas no contexto das disciplinas Administração Pública e Relacionamento com o Cliente, proporcionaram aos alunos experiências práticas e aprofundamento dos conteúdos discutidos em sala de aula.
Conhecendo o funcionamento do Legislativo
No mês de novembro de 2024, a turma do terceiro ano do curso Técnico em Administração participou de visitas técnicas a órgãos legislativos. Primeiro, os estudantes visitaram a Câmara Municipal de Ouro Preto, onde foram recebidos pelo vereador Matheus Pacheco, que está em seu segundo mandato. Durante a visita, os alunos conheceram o funcionamento da casa legislativa, a elaboração e defesa de políticas públicas e a importância da argumentação na atividade parlamentar.
Em outro momento, os estudantes estiveram na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde puderam acompanhar uma audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A sessão discutiu um projeto de incentivo aos produtores de serviços ambientais, destacando a experiência do município de Extrema (MG), referência nacional e reconhecida pela UNESCO. Além do debate legislativo, os alunos também visitaram o espaço Memorial da ALMG, conhecendo mais sobre a história da instituição e seu funcionamento. As visitas integraram a disciplina Administração Pública, ministrada pela professora Leila Carvalho.
Fábrica de Doce de Leite Viçosa
Já no início deste ano, foi a vez das turmas do segundo ano do curso Técnico em Administração (ADM2-1 e ADM2-2) realizarem uma visita técnica à Fábrica de Doce de Leite Viçosa, pertencente ao Laticínio Viçosa - Funarbe. Os alunos conheceram de perto o processo produtivo e a logística da empresa, referência nacional em qualidade.
"O objetivo da visita foi conhecer a relação entre qualidade e marketing, pois o Laticínio Viçosa é um verdadeiro laboratório acadêmico no que diz respeito a tornar os seus produtos referência em qualidade no Brasil", explica a professora Leila Carvalho. Durante a visita, além de terem a oportunidade de conhecer a logística e a produção, de modo especial, a do famoso Doce de Leite Viçosa, os alunos puderam interagir com os profissionais envolvidos nas estratégias de marketing da instituição. A experiência integrou a disciplina Relacionamento com o Cliente, também ministrada pela docente.