Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do IFMG - Campus Ouro Preto são premiados no Canguru de Matemática 2024

Alunos do IFMG - Campus Ouro Preto são premiados no Canguru de Matemática 2024

por Tatiana Toledo publicado: 15/08/2024 10h23, última modificação: 15/08/2024 10h33

O Canguru de Matemática 2024 trouxe reconhecimento a três alunos do IFMG - Campus Ouro Preto, que se sobressaíram em uma competição com milhares de estudantes de todo o Brasil. Marjorie Dornelas Andrade Rocha Batista conquistou a medalha de prata, enquanto Nicolas Aniceto de Souza e Yuri Codato de Oliveira receberam medalhas de bronze.

Marjorie, que está no segundo ano do curso técnico em Automação, compartilhou sua experiência ao competir pela primeira vez no Canguru de Matemática, embora já tenha participado de outras competições. "No ano passado, participei da primeira fase da OBMEP e consegui me classificar para a segunda etapa. No entanto, tive um imprevisto e não consegui fazer a prova. Participei da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) e da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) também," relata a estudante. Marjorie diz que não se preparou especificamente para o Canguru, mas utilizou o conhecimento adquirido em seus estudos: "Participar de competições como essa é uma oportunidade para ampliar meu conhecimento e adquirir experiências para avaliações futuras. Conquistar a medalha de prata foi muito gratificante, pois me deu a confiança de que sou capaz de alcançar resultados expressivos e continuar evoluindo."

Outro premiado foi Yuri Codato de Oliveira, que está no segundo ano do curso técnico em Administração. Ele conta que esta também foi a primeira vez que participou do Canguru de Matemática, embora já tivesse experiência em outras olimpíadas, como a OBMEP, onde recebeu uma menção honrosa. Para se preparar, ele estudou provas anteriores tanto do Canguru quanto da OBMEP. Yuri descreveu a conquista como o resultado de seus esforços.

O professor Marcos Rocha, responsável pela coordenação do Canguru de Matemática no campus, expressou sua satisfação com a participação dos estudantes. "Gostaria de agradecer aos alunos e alunas que participaram do concurso. A cada ano vemos o quão importante é oportunizar aos alunos a participação neste tipo de olimpíada e o quanto isso reflete no desempenho em Matemática dos alunos. A CODAMAT agradece a todos e todas que contribuíram neste processo e esperamos que a Canguru se consolide cada vez mais como um espaço de crescimento para os estudantes."

A entrega das medalhas e dos certificados de participação foi realizada na quarta-feira (14), no Auditório Arthur Versiani Machado. Na sequência, a CODAMAT promoveu a palestra "Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas: Desafios, Possibilidades e Oportunidades para estudantes da instituição.

O Canguru de Matemática é uma das maiores competições internacionais da disciplina, envolvendo mais de 90 países e milhões de estudantes. A olimpíada busca não apenas reconhecer o desempenho acadêmico, mas também estimular o interesse e a paixão pela matemática entre os jovens.