Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ano letivo 2021/1: orientações para novatos e veteranos

Ano letivo 2021/1: orientações para novatos e veteranos

publicado: 17/08/2021 17h51, última modificação: 17/08/2021 18h10

Prezadas alunas, prezados alunos do IFMG campus Ouro Preto, sejam muito bem-vindas e bem-vindos ao ano letivo de 2021!

Aos veteranos, que já conhecem, mesmo que rapidamente, o nosso campus, e aos novatos, que vão chegar por meio das plataformas digitais, esperamos vocês para um ano letivo de muito conhecimento, estudo, pesquisa, cultura, esporte, ciência, diversão, amizade.

Que este seja um ano letivo de muito aprendizado e de muitas realizações, mas também de afeto, de amizade, de participação e de coletividade.

Esperamos que vocês possam curtir e aproveitar, do seu jeito, esta escola pública, gratuita e de muita qualidade, que é de todos nós.

Como sabem, temos programado um calendário acadêmico remoto para o primeiro semestre letivo de 2021, que irá se iniciar em 23 de agosto, e tem previsão de término em 23 de dezembro. Estamos nos preparando para um retorno presencial seguro, e vamos comunicar todas as etapas deste processo.  Nossa escola está cotidianamente avaliando os cenários para eventuais atualizações, acompanhando o avanço da vacinação, o controle da pandemia, as normativas e legislações vigentes e a construção de condições infraestruturais e de biossegurança.

Para realizar as aulas on-line, cada modalidade de ensino possui normativas e procedimentos próprios. Para os cursos técnicos integrados, as aulas ao vivo (aulas síncronas) acontecem pela manhã, pelo MS Teams, e à tarde, as atividades assíncronas (disponibilizadas com prazo pelos professores) são realizadas no Moodle. Para os cursos técnicos subsequentes e de graduação, alguns professores também utilizam o Google Meet.

Vocês poderão encontrar tutoriais e orientações sobre como usar essas plataformas aqui.

Há também um curso de Moodle disponível, que será obrigatório a partir do dia 23/08, mas que você já pode começar a fazer desde já, acessando este link. Para entrar, você irá usar o número do seu Registro Acadêmico (RA), que é o seu número de matrícula na instituição, e a mesma senha de acesso ao portal MeuIFMG.

Se tiver dificuldades de acesso, pode entrar em contato com nossa Equipe de Primeiro Atendimento, a partir de hoje (16/08/2021) através dos telefones:

Manhã - 8 às 11horas: (31) 99863-4840
Tarde - 13 às 16 horas: (31) 99821-4940
Noite - 18 às 21 horas: (31) 99861-8840

Além disso, se preferir, você poderá entrar em contato através do e-mail suporte.ere.ouropreto@ifmg.edu.br, informando seu nome completo, RA, curso, telefone de contato com DDD e relatando brevemente a sua dificuldade. Nossa equipe entrará em contato com você, por telefone, para orientá-lo/a e auxiliá-lo no que for preciso.

Você irá receber, em breve, um Manual do Aluno, com mais informações sobre as aulas, as normas de ensino, as formas de contato com a escola.

Curiosa/o com a programação da primeira semana? Aí vai um spoiler!

De 23 a 28 de agosto, acontecerá a Semana de Login e de Acolhida. Nesta semana, muitas atividades estão sendo pensadas e preparadas com todo o cuidado para que vocês possam se localizar nas plataformas digitais, conseguir efetuar o login e se capacitar para as aulas. Para os cursos técnicos subsequentes e de graduação, elas já começam na primeira semana. Fique ligado no site do IFMG campus Ouro Preto para mais informações. Para os cursos técnicos integrados, elas irão se iniciar na semana seguinte, a partir do dia 30/08. Todas as informações sobre a programação destas primeiras semanas estarão disponíveis em nosso site e redes sociais oficiais, fique ligado!

Site oficial: www.ifmg.edu.br/ouropreto
Instagram: @ifmgouropreto_oficial

Facebook: facebook.com/ifmgcampusouropreto

Grande abraço da Direção-Geral e da Diretoria de Ensino.

Ouro Preto, 16 de agosto de 2021.