Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus inicia ano letivo com obras de manutenção e melhorias em setores administrativos e áreas acadêmicas

Confira as intervenções mais recentes ou em andamento
publicado: 22/05/2023 17h37, última modificação: 22/05/2023 17h37

Visando a melhoria das estruturas física e de acessibilidade das instalações do Campus Ouro Preto, diversos espaços e edificações têm passado, nos últimos meses, por obras de manutenção preventiva e corretiva.

Alguns trabalhos foram concluídos na última semana. As intervenções, contudo, terão continuidade, inclusive por meio de recursos da ordem de R$150.000,00 provenientes de  Emenda Parlamentar do deputado federal Padre João, em uma parceria com o deputado estadual Leleco Pimentel.

De acordo com o coordenador de Manutenção e Infraestrutura, João Ricardo Basílio, um dos principais entraves para o pleno andamento das obras, para além da questão orçamentária, é a dificuldade de se encontrar mão-de-obra disponível, já que a empresa contratada responsável pelas manutenções também presta serviços em outras instituições.

Segundo o Diretor-Geral, Prof. Reginato Fernandes, teve início uma importante fase no Campus, na qual os planejamentos estão “saindo do papéis” e sendo materializados. "Para tal, há uma convergência de fatores que foram fundamentais, a começar pelo contrato de manutenção geral - que foi planejado para otimizar as manutenções e facilitar o aporte de recursos extras. Tais recursos podem ser facilmente aplicados no contrato de manutenção e a velocidade de atendimento é o grande diferencial, se comparada às licitações parciais. Nosso objetivo primordial, com a fase de manutenção, será deixar salas de aulas e espaços administrativos de trabalho com as melhores condições de infraestrutura", explica.

Giro pelo campus

Confira as principais reformas realizadas ou em andamento:

• Pavilhão de Mineração
    Neste espaço, foi priorizada a troca das calhas, com instalação em andamento. Está em fase de conclusão a pintura de todo o bloco de salas de aula e algumas portas, laboratórios, sala do auxiliar de ensino e trechos das áreas de circulação.

• Sala de permanência da CODALIP (Pavilhão de Desenho)
    Foi realizada pintura, recomposição do reboco e instalação de tomadas.

• Pavilhão de Automação Industrial
    Foram feitas rampas acessíveis e instalação de corrimão. Ainda na parte externa, haverá sinalização no piso para vagas destinadas a veículos que transportam pessoas com necessidades físicas específicas.

• Pavilhão Central / Diretoria de ensino
    Os blocos de salas de aula e os ambientes de circulação já se encontram com pintura e piso concluídos. Também foram realizadas adequações e rearranjos para acomodação de setores como Funcionamento Escolar, Registro Acadêmico e Coordenação de Assuntos Pedagógicos e Estudantis, entre elas, instalação de piso em granitina, criação de área com copa, nova rede elétrica e construção de um banheiro com acessibilidade.

• Pavilhão de Segurança do Trabalho
    Neste prédio houve troca das calhas, pintura das áreas de circulação e também reforma dos banheiros destinados ao uso de estudantes.

• Pavilhão de Geraldo Nunes
    Além de troca das calhas, foi realizada pintura parcial interna do prédio, bem como colocação de persianas e blackout.

• Pavilhão Luiz Francisco Peixoto de Villanova (Gestão da Qualidade)
    O local recebeu pintura parcial das áreas de circulação e também pintura da sala do auxiliar e da sala de permanência dos professores, além de troca de calhas.

• Pavilhão de Línguas
    Foi feita a pintura de uma sala de aula, que era a mais afetada pela infiltração do local. Nos próximos dias, haverá sequência na pintura, restauração da alvenaria e colocação de calhas. Grades também estão sendo instaladas nas janelas, para que o ambiente possa permanecer aberto por mais tempo, favorecendo a ventilação e evitando que o mofo se instale.

• Complexo esportivo
    Todas as quadras externas foram pintadas. No ginásio, por sua vez, foram feitas a pintura do piso da quadra com tinta epóxi e a troca de todos os refletores para led. No Ginasinho, houve reforma dos vestiários.

Além de troca de calhas, o prédio vai receber pintura interna e externa.

• Intervenções comuns a diversos ambientes

Calhas: será feito orçamento para confecção de calhas para atender todos os pavilhões, o que será realizado gradualmente, a partir da liberação de recursos.

Acessibilidade: além das rampas acessíveis no pavilhão de Automação, será feita a sinalização tátil e a instalação de corrimão em todas as rampas do campus. Placas em Braille serão providenciadas para os pavilhões que ainda não as têm.