Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus oferece curso de primeiros socorros para comunidade acadêmica
conteúdo

Notícias

Campus oferece curso de primeiros socorros para comunidade acadêmica

publicado: 02/09/2025 13h18, última modificação: 02/09/2025 13h34

O Setor de Saúde do Campus Ouro Preto promoveu, no dia 28 de agosto, o Minicurso de Primeiros Socorros: Noções Básicas para o Ambiente Escolar. Realizada no Auditório do Pavilhão Luiz Francisco Peixoto de Villanova, a atividade contou com duas turmas, pela manhã e à tarde, reunindo alunos, servidores e colaboradores terceirizados interessados em aprender técnicas de atendimento em situações de emergência.

A capacitação foi ministrada por Aline Gomes da Rocha Schimidt, enfermeira, especialista em Segurança do Paciente e em Urgência e Emergência pré e intra-hospitalar, com experiência no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e que atualmente atua como analista no Ministério da Saúde.

Segundo a servidora do Setor de Saúde e proponente da atividade, Solange Mendes, a experiência foi muito gratificante. “Com sua expertise, Aline trouxe uma abordagem prática e eficaz para o curso. Nosso objetivo era fornecer aos participantes as habilidades e conhecimentos necessários para lidar com situações de emergência, e acredito que alcançamos isso com sucesso. O curso foi muito bem recebido pelos participantes, alunos e servidores, que demonstraram grande interesse e foram muito participativos”, conta. Solange destaca, ainda, a importância da educação em primeiros socorros para a segurança e bem-estar da comunidade, além de poder salvar vidas. “Essa é a segunda edição e nos sentimos orgulhosos de poder proporcionar um conhecimento tão valioso para a nossa comunidade escolar", ressalta.

Os participantes avaliaram positivamente a iniciativa. Para o técnico-administrativo Marco Túlio Fonseca, a atividade foi extremamente proveitosa: “Achei bastante oportuno e de grande utilidade para a nossa vida no trabalho e na sociedade. Creio que o curso deveria ser oferecido mais vezes, sempre revisado e ampliado com novas informações. Salvar uma vida não tem preço”.

Já a aluna do curso técnico em Edificações, Maria Laura Balbino Gomes, destaca o aprendizado adquirido: “Foi uma experiência incrível. Aprendi diversas técnicas que podem salvar vidas. A Aline foi uma ótima instrutora, passando segurança e muito conhecimento. Esse curso foi uma ótima iniciativa do campus”.

O professor Lucas Carlúcio Magalhães, por sua vez, define a experiência como bastante proveitosa. “As informações e o treinamento prático possibilitaram uma capacitação sobre a primeira abordagem de um acidentado, de pessoas desmaiadas ou em parada cardiorrespiratória, em crise asmática aguda e até mesmo casos de engasgo com alimentos e objetos estranhos, dentre outras situações. O futuro da vítima e sua integridade, reabilitação e qualidade de vida pós-acidente dependem desta abordagem inicial, segundo a enfermeira, daí a importância do treinamento em práticas de primeiros socorros. E ainda: todos nós estamos sujeitos a situações em que tenhamos que agir para tentar salvar a vida de uma pessoa”. Para o docente, dada a relevância da atividade, é interessante que o curso seja estendido a toda a comunidade do IFMG.