Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ouro Preto inaugura Ambiente de Inovação e promove “Open Day” com oficinas, palestras e exposição de projetos. Evento é aberto ao público.
conteúdo

Notícias

Campus Ouro Preto inaugura Ambiente de Inovação e promove “Open Day” com oficinas, palestras e exposição de projetos. Evento é aberto ao público.

por Tatiana Toledo publicado: 02/08/2023 10h37, última modificação: 02/08/2023 12h01

O IFMG - Campus Ouro Preto inaugura nesta sexta-feira (4) seu Ambiente de Inovação. Embora o local já venha realizando uma série de atividades nos últimos meses, a abertura oficial deste espaço maker será marcada pelo evento Open Day - Raízes da Inovação, de 3 a 5 de agosto. O objetivo é abrir as portas para a comunidade, permitindo que pessoas interessadas possam visitar e conhecer o local, bem como as atividades e tecnologias disponíveis.

Guilherme Walter, chefe da Seção da Inovação, explica o que é um espaço maker. “São espaços colaborativos que oferecem acesso a máquinas e ferramentas de fabricação digital, como impressoras 3D, cortadoras a laser, fresadoras CNC e muito mais. Eles são voltados para incentivar a criatividade, inovação e o aprendizado prático em diferentes áreas, como prototipagem rápida, eletrônica, marcenaria, robótica, entre outras”, explica.

Ele conta que se sente feliz com a proximidade da inauguração. “Como membro da equipe que preparou o Ambiente de Inovação, estou muito feliz com a sua inauguração! É um projeto que envolveu muito esforço, dedicação e paixão, e ver tudo se tornar realidade é realmente gratificante. Quero contribuir para que todos se sintam à vontade, encorajados e inspirados a dar vida a suas ideias mais criativas. Ver a comunidade utilizando esse espaço é o que mais me motiva. Tenho certeza de que as pessoas vão se surpreender com o que é possível criar aqui. Será uma alegria testemunhar as conexões que serão feitas, os projetos colaborativos que surgirão e os talentos que aqui serão revelados”, comemora.

O sentimento de satisfação pela abertura oficial das atividades é compartilhado pela diretora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Ariana Almeida: "Este espaço foi planejado e almejado por diversas pessoas, profissionais engajados e confiantes dos frutos que seriam gerados. Frutos esses cheios de ideias, novas possibilidades e oportunidades para toda a comunidade. Agradeço a todas e todos que se dedicaram à concretização desse sonho".

Diego Oliveira, coordenador do espaço maker, conta que a movimentação para implementação deste projeto iniciou durante a pandemia, em 2020. "Várias captações resultaram na criação do Ambiente de Inovação. Ele tem a função de ser uma plataforma que facilite a realização de projetos de ensino, pesquisa e extensão no campus. A partir da expansão do Ambiente de Inovação, com a captação de mais projetos e a atuação das diretorias DPIPG e DEXT, outras oportunidades estão sendo construídas, por meio de parcerias com outros atores do ecossistema de inovação e empreededorismo de Ouro Preto. O Espaço Maker (que começou como IF Maker) é a primeira materialização deste Ambiente de Inovação. Nele estarão equipamentos, tecnologias e suporte com servidores e bolsistas para auxiliar a comunidade interna e externa, atuando como um facilitador para que todas as pessoas interessadas em agregar inovação e empreendedorismo em seus projetos, possam fazê-lo a partir dos princípios da cultura maker: criatividade, colaboração, sustentabilidade e escalabilidade" explica.

 

Open Day - Raízes da Inovação

Todas as atividades do Open Day são abertas à participação do público em geral. Para participar de algumas delas, é preciso se inscrever no link disponível na conta do do Ambiente de Inovação no Instagram, onde também é possível acompanhar todos os detalhes da programação.

A cerimônia de inauguração do Ambiente de Inovação, por sua vez, será seguida de uma mesa redonda sobre desenvolvimento de jogos, que contará com a presença de profissionais experientes da região.

 

Programação

 

03/08 - Quinta-feira

13h às 22h: Exposição de projetos diversos

14h às 15h: Palestra Propriedade Intelectual

15h30 às 17h: Mesa de debates Raízes da Inovação

18h às 20h: Oficina Blender e Modelagem de Mapas

18h às 20h: Oficina de Cartão Digital

20h30 às 22h: Mesa de debate Impressão 3D

 

04/08 - Sexta-feira

10h: Minicurso Busca de Anterioridade

13h às 15h: Inauguração do Ambiente de Inovação

13h às 22h: Exposição de projetos diversos

15h30 às 17h: Mesa de Debate Desenvolvimento de Jogos Indies

18h às 20h: Oficina Vaso de Gesso

18h às 20h: Oficina Estação Climatológica

20h30 às 22h: Palestra Marco Legal da Inovação

 

05/08 - Sábado

08h às 13h: Exposição de projetos diversos

08h às 11h: Oficina Desenvolvimento de Jogos

11h às 12h: Oficina Forró

A partir das 12h: Tropeiro beneficente

 

registrado em: , , ,