Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ouro Preto lançará, em maio, aplicativo destinado a alunos e alunas da instituição

IFMG Mobile pretende facilitar o acesso a temas de interesse dos estudantes, como oportunidades, editais, eventos, notícias, calendário acadêmico e cardápio do restaurante. App também conta com mapa interativo do Campus.
por Tatiana Toledo publicado: 19/04/2023 10h08, última modificação: 19/04/2023 10h08

Manter estudantes do Campus Ouro Preto conectados e informados sobre a vida acadêmica: esta é proposta do aplicativo IFMG Mobile. Criado a partir de uma iniciativa do Setor de Tecnologias Educacionais Digitais e Educação à Distância (STEAD), o desenvolvimento do novo app envolveu, também, servidores do Setor de Tecnologia da Informação e do curso de Automação Industrial.

O aplicativo oferece uma variedade de recursos e funcionalidades voltadas exclusivamente aos alunos. A ideia é facilitar o acesso a temas de interesse dos estudantes, como oportunidades, editais, eventos, notícias, calendário acadêmico, cardápio do Restaurante Estudantil. O software também conta com um mapa interativo com a localização de todos os setores do Campus.

O IFMG Mobile também poderá emitir notificações e comunicados mais urgentes, como a interrupção no fornecimento de energia ou a suspensão, por motivo de força maior, de alguma atividade presencial no campus, por exemplo. Para o servidor Diego Benitez, coordenador do projeto e responsável pelo design de experiência do usuário, a seleção dos temas disponibilizados na plataforma, que são, em grande parte, filtrados a partir do site do Campus Ouro Preto, é uma de suas principais vantagens. “Todas as funcionalidades e conteúdos são voltados diretamente aos alunos”, ressalta.

Um importante diferencial do app está no envolvimento dos próprios alunos do Campus, do nível técnico à graduação, em diversas etapas do processo de concepção ou desenvolvimento. “Desde o planejamento até a etapa de prototipação, eles responderam a pesquisas e realizaram testes de usabilidade para garantir que o aplicativo atendesse às necessidades dos estudantes”, explica.

Reforçando todo esse processo, há, ainda, a participação da egressa do curso de Automação Industrial, Laura Coura, no desenvolvimento do programa. Atualmente, ela é estagiária do Stead. “Tive a ideia de desenvolver um aplicativo para o campus levando em consideração a minha experiência como ex-aluna. Com os meus colegas de trabalho apoiando a ideia e me auxiliando, fui responsável pelo desenvolvimento do design inicial e do código do aplicativo”, conta.

A partir de seu olhar como egressa da instituição, Laura colaborou, ainda, para a definição das principais funcionalidades do IFMG Mobile: “É incrível, para mim, poder contribuir com algo tão importante para o campus e que pode facilitar a vida dos alunos. Durante todo o desenvolvimento do aplicativo, eu mantive em mente a minha experiência como ex-aluna, e tentei sempre imaginar como seria a utilização do aplicativo pela visão do usuário”. Ela conta que também foram realizadas pesquisas com os estudantes para levantar a quais funcionalidades eles gostariam de ter acesso.

Futuras funcionalidades

Embora esta seja a primeira versão do app, já existe uma atualização prevista para o aplicativo, a ser implementada após o lançamento. “Desenvolvemos uma parceria com os alunos do curso de Automação Industrial. O projeto, que é capitaneado pelos professores Lucas Emiliano e Paulo Raimundo, resultará na função de monitoramento das filas do restaurante escolar. Assim, o usuário poderá obter informações como o tamanho das filas e o tempo de espera em determinado horário, bem como a lotação do local em tempo real”, explica Benitez.

Melhorar aspectos no que se refere à acessibilidade do aplicativo também já está nos planos da equipe. Outras atualizações poderão ser realizadas de acordo com a experiência e retorno dos usuários.

Lançamento

Servidores de Stead farão sessões de apresentações do aplicativo durante a semana de recepção dos alunos para o ano letivo de 2023. A programação será divulgada em breve.

DÚVIDAS FREQUENTES

- Como baixar?

O aplicativo estará disponível em maio de 2023. Em breve serão divulgadas as orientações para download do novo app.

- Como acessar?

O acesso poderá ser realizado por smartphone e é exclusivo para alunos do IFMG - Campus Ouro Preto. Além disso, é necessário que o estudante esteja cadastrado no sistema acadêmico Meu IFMG.

- O login e a senha de acesso ao aplicativo são os mesmos de acesso ao Meu IFMG?

Sim. Após o primeiro acesso ao Meu IFMG, será possível acessar o IFMG Mobile com o mesmo login e senha do sistema acadêmico.

- Preciso de internet para acessar o aplicativo?

Sim, é necessário ter uma conexão para acessar o app.

- Há alguma versão mínima do Android e iOS para acesso ao aplicativo?

Não haverá uma versão mínima.

registrado em: ,