Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ouro Preto recebe Planetário +IFMG; confira detalhes sobre a visitação

Campus Ouro Preto recebe Planetário +IFMG; confira detalhes sobre a visitação

Ação integra programação de aniversário da instituição
publicado: 15/05/2023 08h27, última modificação: 16/05/2023 16h11

Chega ao Campus Ouro Preto, nesta segunda-feira (15), o Planetário Móvel +IFMG. A estrutura vem percorrendo os campi do instituto desde março deste ano, promovendo a exibição de documentários e observações simuladas de movimentos celestes, planetas, luas e estrelas. A instalação, que tem capacidade para receber 40 pessoas por sessão, tem aproximadamente 6m de diâmetro e 3,5m de altura.

A ação é uma iniciativa da Pró-reitoria de Extensão (Proex) por meio do Programa Institucional de Astronomia, que tem o intuito de promover a divulgação científica da astronomia para estudantes, professores e comunidade externa. Ainda por meio deste programa, foram adquiridos 14 telescópios, entregues aos campi que ainda não possuíam o equipamento.

Nesta primeira etapa, as sessões são destinadas, principalmente, a servidores e estudantes, para que conheçam o projeto e, caso tenham interesse, possam integrar a equipe. Posteriormente, a estrutura permanecerá por mais tempo em cada campus, promovendo oficinas, sessões comentadas e aulas destinadas, também, à comunidade externa.

VISITAÇÕES NO CAMPUS OURO PRETO

No Campus Ouro Preto, o Planetário +IFMG ficará instalado no Ginasinho, de 15 a 19 de maio, durante toda a programação do 79º aniversário da instituição.

A visitação seguirá uma agenda que contemplará turmas de todos os cursos do Campus. As sessões terão duração aproximada de 20 minutos e ocorrerão nos três turnos. O cronograma completo será encaminhado pela Diretoria de Ensino aos alunos e também aos docentes que terão suas aulas coincidentes com este planejamento.

A agenda prevê, ainda, três sessões específicas para servidores e terceirizados, nos dias 15, 16 e 17, das 10h40 às 11h. Contudo, este público também poderá optar por participar das atividades junto aos estudantes, sem necessidade de agendamento prévio, respeitando-se a lotação máxima do planetário.

A visitação para o noturno será terça e quarta-feira, dias 17 e 18 de maio, com início às 19h e findando às 21:30h.

Já nos dias 18 e 19, a estrutura receberá a visita de turmas de outras escolas, por meio de uma agenda predefinida. Outras sessões abertas à participação da comunidade externa serão realizadas em uma próxima passagem do planetário pelo Campus Ouro Preto.

Agenda de sessões no Planetário +IFMG

• Data: 15 a 19 de maio

• Local: Ginasinho

• Alunos: agenda será enviada, por e-mail, pela Diretoria de Ensino, aos estudantes e aos docentes que terão suas aulas coincidentes com este planejamento