Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ouro Preto recebe Reitoria Itinerante

Campus Ouro Preto recebe Reitoria Itinerante

por Tatiana Toledo publicado: 14/12/2022 07h00, última modificação: 14/12/2022 11h58

No dia 25 de novembro, o Campus Ouro Preto recebeu a visita da Reitoria Itinerante do IFMG. Durante o período da manhã, o reitor Kléber Gonçalves Glória, acompanhado de sua equipe de gestão, cumpriu agenda com a direção-geral e diretores sistêmicos, lideranças estudantis e servidores.

Após um breve encontro com a equipe gestora do campus, na qual foram apresentadas algumas demandas institucionais, a comitiva deu início à reunião com a comunidade. Na oportunidade, os pró-reitores apresentaram o andamento de algumas ações de suas pastas.

Na sequência, deu-se espaço para que os servidores presentes apresentassem suas solicitações e questionamentos. Preocupações quanto a questões orçamentárias e também relativas às expectativas de recomposição do orçamento para o próximo ano foram alguns dos principais pontos de discussão. Desafios relacionados à perda de vagas de docentes, bem como a necessidade de alinhamento entre políticas institucionais, também estiveram em destaque.

No encontro realizado com os estudantes, o pró-reitor de Ensino, Carlos Bento, debateu com os representantes presentes questões acerca dos reflexos do retorno das atividades presenciais para a comunidade estudantil, como ansiedade, relação com professores, movimentos de representação estudantil, cortes orçamentários para o campus, recolhida de vagas docentes, dentre outros.

De acordo com o coordenador de Planejamento de Ensino, Hudney Alves Faria de Carvalho, que acompanhou a reunião com as lideranças estudantis, ficou clara a necessidade de aprofundamento em temáticas que requerem esclarecimentos e atenção integrada aos alunos. “Este é o propósito do Setor de Assuntos Estudantis, recém criado pela gestão do campus, no intuito de acolher, ouvir, debater e encaminhar questões em ênfase para os estudantes. Outros encontros, organizados sobretudo por profissionais do campus, serão promovidos no sentido de demonstrar a realidade local e a necessidade de se buscar estratégias para minimizar os impactos das questões tratadas”, ressalta.

Para Reginato Fernandes, ações como a Reitoria Itinerante são importantes para que o reitor e a equipe de gestão do IFMG possam conhecer um pouco mais sobre a realidade do Campus e discutir os anseios e as demandas da comunidade local. “Infelizmente, o tempo reduzido não permite uma oportunidade de debates mais amplos. Entretanto, os assuntos mais relevantes para a nossa comunidade puderam ser destacados", avalia.