Notícias
XX Seminário Regional do NEPSO reúne 200 estudantes e 16 instituições de ensino no Campus Ouro Preto
O IFMG – Campus Ouro Preto recebeu, nos dias 2 e 3 de dezembro, o XX Seminário Regional Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (NEPSO) – Polo Minas Gerais. O evento reuniu cerca de 200 estudantes da educação básica e do ensino superior da rede pública, acompanhados de seus professores e vindos de diversas regiões do estado.
A programação envolveu 16 instituições de ensino e a apresentação de 24 trabalhos, entre comunicações orais e vídeos enviados por escolas impossibilitadas de comparecer. Participaram representantes de oito cidades mineiras – Belo Horizonte, Uberaba, São João del-Rei, Passos, Barroso, Governador Valadares e Ouro Preto – além de Araguatins (TO), ampliando o alcance e a diversidade das discussões promovidas pelo programa. O município de Ouro Preto esteve representado pelo próprio Campus Ouro Preto, pela UFOP, pela Escola Municipal de Lavras Novas e pela Escola Estadual Padre Afonso de Lemos, de Cachoeira do Campo.
Fortalecendo a dimensão formativa do programa, o seminário também reuniu licenciandos de cursos vinculados ao NEPSO. Participaram estudantes das licenciaturas em Geografia (IFMG – Campus Ouro Preto), Matemática (UFOP, UFSJ e IFSULDEMINAS – Campus Passos) e Computação (IFTO – Campus Araguatins). A UFSJ ainda esteve presente com integrantes do PIBID Matemática e do programa de extensão FormAÇÕES em Educação Matemática.
A realização do evento também possibilitou um encontro de trabalho entre representantes do Polo Mineiro do NEPSO, dedicado ao planejamento de ações e ao fortalecimento da rede de escolas que integram o programa no estado.
Professor de Matemática no Campus Ouro Preto e responsável por dois trabalhos apresentados, Denilson Junio Marques Soares destacou o caráter formativo do evento: “O seminário evidenciou, de forma muito clara, que quando os estudantes assumem um papel ativo no processo de aprendizagem, a escola se torna mais viva, crítica e conectada às realidades dos territórios que a cercam. Sediar o evento em Ouro Preto foi uma experiência muito gratificante e inspiradora. Agradeço sinceramente a todas as pessoas que contribuíram, direta ou indiretamente, para que o seminário acontecesse da melhor maneira possível.”
Roda de Saberes: meninas nas Ciências Exatas
Encerrando a programação, foi realizada uma Roda de Saberes com alunas do 8º e 9º ano de escolas de Governador Valadares, Lavras Novas (distrito de Ouro Preto) e São João del-Rei, além de professoras, bolsistas e pesquisadores envolvidos na pesquisa “Meninas da educação básica, graduandas e professoras nas áreas de ciências exatas apropriando-se de estratégias de pesquisa de opinião e constituindo-se como produtoras de conhecimento sobre as relações entre gênero, raça e matemática”, coordenada pela professora Maria Celeste Reis Fernandes de Souza (Univale). O conteúdo será disponibilizado em breve pela Univale TV.
