Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 17ª Semana Interna de Estudos de Segurança do Trabalho (SIEST) tem início na próxima terça (7/3)

por Tatiana Toledo publicado: 01/03/2023 11h51, última modificação: 01/03/2023 11h51

O curso técnico em Segurança do Trabalho vai promover, de 7 a 9 de março, a 17ª Semana Interna de Estudos de Segurança do Trabalho (SIEST). As atividades ocorrerão no Auditório Arthur Versiani Machado e são abertas à participação do público.

As recentes alterações em Normas Regulamentadoras, que impactam diretamente na formação e na prática dos estudantes, é a temática que abre o evento, que vai tratar, ainda, da importância da atuação do profissional de Segurança do Trabalho, dos desafios enfrentados por mulheres na área, de saúde mental e trabalho e de primeiros socorros, com participação do Corpo de Bombeiros.

A realização da 17ª edição marca o retorno presencial do evento, realizado pela última vez, neste formato, em 2019, em virtude da pandemia. Para Renata Antipoff, a expectativa é grande. “A gente acredita que é um retorno de um evento super importante para o curso de Segurança do Trabalho, que consegue trazer profissionais, consegue dialogar com o mercado e com a comunidade local”, conta a  professora, que destaca, ainda, a importância do protagonismo dos estudantes no processo de construção do evento.

Protagonismo estudantil

Do planejamento à execução, são os alunos e alunas do curso que cuidam de todas as etapas para a realização do evento, passando, inclusive, pela escolha do tema.

A temática que dá o tom desta edição, “Perca alguns segundos da vida, mas não perca a vida em alguns segundos", foi proposta pela aluna Marina Souza. “O que me fez pensar nesta frase é que em questão de segundos, tudo pode acontecer, porém as pessoas não têm consciência disso. Pode haver uma fatalidade que poderia ter tido um final diferente por conta de segundos a mais zelando pela saúde e pela segurança”, ressalta.

Ela também fala sobre sua experiência na organização da SIEST: “Tem um certo peso, pois colaborar com um evento aberto ao público, no qual a responsabilidade de fazer o evento acontecer está sob nossas mãos, faz o coração acelerar. Foi de grande prestígio ter sido escolhida para representar o setor de comunicação, o pessoal da Comunicação do IFMG - Campus Ouro Preto me recebeu de braços abertos e vem me ajudando muito. Foi um prazer, também, ter a minha assinatura e do Reginaldo Luzarino na arte do evento, juntos fizemos um belo trabalho. A turma está ansiosa para o acontecimento do evento, espero que todos gostem e possam aprender algo com a nossa XVII SIEST, esperamos vocês!”.

Para o aluno Lucas Mapa, que preside a comissão organizadora, colaborar para a organização da SIEST é algo desafiador: “Tem somado muito para a minha vida particular e também profissional. Acredito que usarei muitas coisas no futuro. A sala tem trabalhado em equipe, mesmo alunos que trabalham ou que têm suas rotinas familiares têm se esforçado para ajudar como podem. Tenho aprendido muito mesmo, a liderar, a estar ali, à frente, tem sido bacana”, conta.

A comissão organizadora da 17ª SIEST é composta pelos estudantes Luca Mapa (presidente), Carlos Daniel Oliveira (vice-presidente), Marina Souza (comunicação), Victória Duarte (tesouraria) e Cleber Vieira (eventos), além de contar com a orientação dos professores Renata Ferreira Bastos Antipoff e Paulo Chaves Saldanha.

PROGRAMAÇÃO

Para participar da 17ª SIEST não é necessário realizar inscrição prévia. Confira a programação:

19h15 - Abertura oficial

19h30 - As alterações das NRs

20h30 - Palestra a importância do técnico de segurança da Segurança do Trabalho

22h - Sorteio

19h30 - Os desafios das mulheres na Segurança do Trabalho

21h - As mulheres na Segurança do Trabalho (Técnicas de segurança do trabalho)

21h30 - Dinâmica saúde mental e trabalho

19h30 - Corpo de bombeiros/Primeiros socorros