Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Coletivo de Saberes iFabLab - IFMG – Campus Ouro Preto

Coletivo de Saberes iFabLab - IFMG – Campus Ouro Preto

publicado: 29/08/2024 08h26, última modificação: 29/08/2024 08h26

Nova Iniciativa do iFabLab - IFMG Ouro Preto: Coletivo de Saberes Incentiva Aprendizado Colaborativo e Gratuito

O IFMG campus Ouro Preto tem o prazer de apresentar o Coletivo de Saberes, uma nova iniciativa que visa unir a comunidade acadêmica e local em torno do aprendizado e da criação coletiva. Este projeto é ideal para quem deseja adquirir ou aperfeiçoar habilidades em áreas como fabricação digital, corte e costura, e modelagem artesanal.

O que é o Coletivo de Saberes?

O Coletivo de Saberes vai além de um simples grupo de estudos; trata-se de um movimento que promove a troca contínua de conhecimentos e experiências entre os participantes. A proposta é reunir pessoas com interesses comuns, sejam elas estudantes, professores, técnicos ou membros da comunidade, para aprenderem juntas e aplicarem na prática o que discutem. Cada grupo dentro do Coletivo foca em uma área específica, permitindo que os participantes desenvolvam novas habilidades, compartilhem experiências e colaborem em projetos criativos.

No Coletivo de Saberes, o aprendizado é construído de forma coletiva e horizontal, onde todos têm algo a ensinar e a aprender, independentemente de seu nível de conhecimento. O projeto também busca valorizar saberes tradicionais, integrando-os com tecnologias e métodos modernos. Além disso, é um espaço aberto à inovação, onde a criatividade e a experimentação são sempre bem-vindas, possibilitando o desenvolvimento de novas ideias e soluções em conjunto.

Participar do Coletivo de Saberes é uma oportunidade única para ampliar horizontes, conhecer novas pessoas e contribuir para a construção de um conhecimento coletivo, fundamentado na colaboração e no respeito mútuo. E o melhor de tudo: a participação nos grupos é totalmente gratuita.

Grupos Disponíveis:

Fabricação Digital: Mergulhe no universo da impressão 3D, corte a laser e outras tecnologias inovadoras que transformam ideias em protótipos palpáveis.

Panos e Linhas: Explore a arte do corte e costura, aprendendo técnicas de modelagem e customização em um ambiente criativo e colaborativo.

Modelagem Artesanal: Dedique-se à criação de peças exclusivas utilizando técnicas como cerâmica fria e biscuit, transformando materiais simples em verdadeiras obras de arte.

Participe!

Interessados em participar de algum dos grupos do Coletivo de Saberes podem se inscrever facilmente. Basta acessar os grupos de WhatsApp disponíveis no link abaixo, escolher a área de interesse e começar a compartilhar e aprender com outros membros.

Link para participação: Inscreva-se aqui: espacomaker.ouropreto.ifmg.edu.br/link

Junte-se ao Coletivo de Saberes e faça parte de uma comunidade que valoriza o aprendizado colaborativo e a criatividade. Estamos ansiosos para ver as incríveis criações que surgirão dessa iniciativa!