Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Consulta pública sobre criação de novo curso: Técnico Subsequente em Joalheria no IFMG - Campus Ouro Preto

publicado: 21/07/2023 08h16, última modificação: 21/07/2023 08h14

A participação da comunidade se dará por meio de questionário online disponível no site do IFMG - Campus Ouro Preto (https://ouropreto.ifmg.edu.br/ouropreto) até o dia 22 de julho de 2023.

Em atendimento ao previsto no art. 2º da Resolução CONSUP/IFMG nº 18, de 03 de maio de 2019, que dispõe sobre a alteração da Resolução nº 45/2017, que trata do Regulamento para Criação de Cursos Técnicos e de Graduação do IFMG e findadas as etapas de elaboração do Projeto de Criação de Curso pelos proponentes e também manifestação da Pró-reitora de Ensino (PROEN) acerca da proposta, chegamos à etapa de apreciação do Projeto de Criação de Curso pela comunidade.

Para atender a demanda da população por formação profissional e contribuir para o desenvolvimento da região, o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)-Campus Ouro Preto convida toda a comunidade a manifestar sua opinião sobre a criação do curso Técnico Subsequente em Joalheria. A intenção é que o novo curso seja ofertado já a partir do primeiro semestre letivo de 2024 (previsão de início em março de 2024 no campus Ouro Preto).

A proposta:

O IFMG-Campus Ouro Preto, através de docentes vinculados à Docência de Área de Joalheria (COP-DOC.JOIA), em atendimento às demandas do APL (Arranjo Produtivo Local) de Gemas e Joias e afins, localizado em Minas Gerais, vem à público no intuito de apresentar um Curso Técnico em Joalheria que visa desenvolver e transferir tecnologias, técnicas e práticas para o setor joalheiro de Ouro Preto e região, oportunizando à comunidade de se inserir nesta atividade profissional historicamente presente desde a época colonial.

O curso, previsto para acontecer na modalidade presencial, com utilização de parte da carga horária a distância, dentro do que prevê a legislação vigente, tem previsão de duração de 2 anos (4 semestres letivos), com aulas presenciais no período noturno e tendo uma carga horária de 1200 horas. Ao todo, serão disponibilizadas 12 vagas ofertadas anualmente (entradas ocorrendo no primeiro semestre letivo de cada ano).

A modalidade de oferta escolhida é a TÉCNICO SUBSEQUENTE, destinada para candidatos concluintes do Ensino Médio.

Após período da consulta, o projeto passará pela análise do Conselho Acadêmico (CA) do Campus por meio de reunião ordinária a ser realizada no dia 27/07/2023 (quinta-feira).

O que nos traz o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos sobre o Curso Técnico de Joalheria

Em termos do perfil profissional de Conclusão, o Técnico em Joalheria é habilitado a: a) planejar e executar lapidação de gemas e fabricação de joias; b) realizar manutenção corretiva e preventiva de equipamentos relacionados à joalheria; c) fundir e conformar metais preciosos e semipreciosos para montagem de joias e semijoias; d) aplicar técnicas de produção joalheira e de acabamento com conhecimento dos aspectos estéticos, culturais e das técnicas; e) interagir com profissionais de gemologia e áreas afins; f) elaborar documentação técnica normatizada à área; g) controlar estoques de produtos acabados.

Para atuação como Técnico em Joalheria, são fundamentais os conhecimentos e saberes relacionados aos processos de planejamento e operação das atribuições da área, de modo a assegurar a saúde e a segurança dos trabalhadores e dos futuros usuários e operadores de empresas em processos de transformação em joalheria, bem como conhecimentos e saberes relacionados à sustentabilidade do processo produtivo, às normas e relatórios técnicos, à legislação da área, às novas tecnologias relacionadas à indústria 4.0, à liderança de equipes, à solução de problemas técnicos e à gestão de conflitos, com incentivo ao Cooperativismo e ao Associativismo dos produtores individuais.

Como participar:

A contribuição da comunidade na consulta pública se dará por meio de questionário on-line entre os dias 14 e 22 de julho de 2023. Para responder à consulta, sugerimos a leitura do Projeto de Criação do curso Técnico Subsequente em Joalheria IFMG-Ouro Preto. Vejam também algumas fotos dos laboratórios e práticas existentes (clique aqui).

Além do formulário de consulta, os proponentes também farão uma apresentação breve da proposta em reunião aberta à comunidade no dia 19/07/2023 (quarta-feira), às 18 horas, no Auditório Arthur Versiani Machado.

Acesse aqui o QUESTIONÁRIO e garanta sua participação!

Contamos com a participação de todos e todas!

-------------------------------------------------

Acesse também normas relacionadas:

- Catálogo Nacional de Cursos Técnicos: http://cnct.mec.gov.br/cnct-api/catalogopdf (ref. p. 364)

- Resolução CONSUP nº 18, de 03 de maio de 2019, que dispõe sobre a alteração da Resolução nº 45/2017, que trata do Regulamento para Criação de Cursos Técnicos e de Graduação do IFMG: https://www.ifmg.edu.br/portal/ensino/Resoluon182019RegulamentodeCriaodeCursosTcnicosedeGraduao.pdf

Fotos do curso de Joalheria

Projeto de criação de curso