Notícias
Coordenadoria de EaD capacita servidores para uso dos estúdios de gravação
A educação a distância tem se tornado uma modalidade muito popular no país e o IFMG, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI) via Coordenadoria de Educação a Distância (CEAD) em parceria com o Programa +IFMG vem investindo na implantação de estúdios de produção de materiais educacionais para EaD em todas as unidades do IFMG.
Nos dias 14 e 15 de março, 20 servidores da região metropolitana foram capacitados para operar os equipamentos dos estúdios, além de aprender como construir fluxos e estratégias para gravação de aulas e produção de materiais didáticos direcionados à educação a distância.
Segundo o coordenador da Educação a Distância no IFMG, Renan Ramos, o primeiro dia de treinamento foi realizado de forma virtual e, posteriormente, reuniu os participantes no Campus Ribeirão das Neves para a etapa presencial focada em atividades práticas na operação dos equipamentos e softwares presentes nos estúdios.
“Apresentamos modelos, recursos e formatos elaborados especificamente para auxiliar o docente que irá gravar uma aula no estúdio, usando os equipamentos ali presentes. Com isso, nosso foco é que os servidores desenvolvam habilidades e competências tanto na parte técnica com a montagem de roteiros quanto na área pedagógica para a produção de materiais audiovisuais em EaD com qualidade”, disse ele que também esteve acompanhado pelos membros da CEAD, Alessandro Almeida que atuo na área técnica e Cléder Silva contribuindo com a questão pedagógica do projeto.
Dentre os tópicos abordados, os participantes foram orientados em relação aos cuidados que devem ser tomados antes da gravação da aula pelos docentes e técnicos que irão operar o equipamento audiovisual. As capacitações iniciaram no final de 2022, após cerca de 75% dos estúdios já estarem completamente instalados e os outros 25% em fase final de instalação. “A previsão é que no segundo semestre deste ano todos os campi do IFMG já tenham os estúdios de EaD prontos para o uso e servidores capacitados para a gravação de videoaulas e demais objetos de aprendizagem”, disse Ramos.
Além disso, a equipe CEAD disponibilizou 17 tutoriais que explicam como montar o ambiente de gravação, garantindo uma boa qualidade de iluminação, áudio e imagem, assim como técnicas de enquadramento, uso do chroma key e configurações do teleprompter. Os interessados podem acessar os tutoriais AQUI.
Hoje, a Plataforma +IFMG (clique aqui) oferta gratuitamente mais de 120 cursos em diversas áreas (incluindo os cursos preparatórios Pré-IFMG e Pré-ENEM), tendo mais de 36 mil pessoas cadastradas em todo o país. A plataforma - que também inclui a Rádio +IFMG e o Centro de Memória - é um ambiente de capacitação a distância que visa incentivar a qualificação profissional do público externo e o aperfeiçoamento da expertise institucional em Educação a Distância (EAD).