Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de tecnologia em Conservação e Restauro do IFMG - Campus Ouro Preto recebe nota máxima em avaliação do MEC

por Tatiana Toledo publicado: 06/09/2023 16h00, última modificação: 13/09/2023 09h37

O curso de tecnologia em Conservação e Restauro do IFMG - Campus Ouro Preto obteve a nota máxima, 5, em sua avaliação para renovação de reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC).

Uma visita ao campus foi realizada pela comissão avaliadora de 30 de agosto a 01 de setembro. Antes dessa etapa, uma comissão nomeada pelo diretor-geral da instituição, composta por servidores do campus, dedicou-se, desde janeiro, à organização da documentação necessária. Compuseram a equipe os docentes Alex Bohrer, Paola Dias e Rodrigo Meniconi, e as servidoras técnico-administrativas Talita Valadares, Waldirene da Silva, Josane Barbosa e Liliam Melo.

As dimensões avaliadas incluíram a organização didático-pedagógica, o corpo docente e tutorial, bem como a infraestrutura. Segundo o coordenador do curso, professor Alex Bohrer, todas essas dimensões receberam elogios da comissão do MEC, com destaque para a coesão dos docentes, a organização da biblioteca e o espírito de equipe entre os colegas e entre os próprios alunos.

Alex Bohrer aponta ainda que o rápido processo de reorganização do curso após a pandemia desempenhou um papel crucial na conquista da nota máxima. “Após o falecimento do professor Alexandre Mascarenhas, tivemos que repensar vários pontos. Após o choque inicial, um dos pontos foi justamente reorganizar o curso. Tudo foi feito em tempo recorde e com a ajuda de diversos setores do campus, em especial da Diretoria de Ensino e da Direção-Geral, a quem deixamos um agradecimento especial. Também agradecemos a ajuda essencial da PROEN, especialmente na pessoa da Denise Santana”.

Para o coordenador, a nota máxima representa o reconhecimento oficial de um esforço de anos, movido pelos professores, alunos e técnico-administrativos. “O Campus Ouro Preto se fortalece e se firma como polo produtor de conhecimento, sendo um referencial para todos que trabalham na área do patrimônio no Brasil e até no exterior”, afirma.

O diretor-geral do IFMG - Campus Ouro Preto, Reginato Fernandes, compartilha a visão de que a nota máxima representa a solidez do curso e a excelência do trabalho da instituição. “Todavia, temos consciência que a manutenção da qualidade passa por um planejamento de médio e longo prazos, para que a proposta do curso continue dialogando com o arranjo local e regional. Este curso, que já tem visibilidade nacional e internacional, precisa manter seu corpo docente qualificado e seus projetos de pesquisa e extensão ativos. Com esses pilares, conseguimos formar profissionais diferenciados e então, manter o patamar de qualidade referenciado neste reconhecimento”, ressalta.

Para ele, esse reconhecimento representa, ainda, um renascimento: “A escola passou por momentos muito difíceis nos últimos anos, alguns comuns de todas instituições de ensino e outros particulares, em especial o curso de Conservação e Restauro. A pandemia e outros contextos políticos e sociais mexeram muito com as instituições e deixaram duras consequências. A reconstrução da educação pública, gratuita e de qualidade está sendo feita no dia a dia e esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo. Assim, o reconhecimento, com nota máxima, corrobora que oferecemos um curso de qualidade, que atende aos objetivos institucionais e às demandas da comunidade”.

Próximos passos

Para o futuro, Alex Bohrer ressalta dois objetivos, para médio e longo prazo: a transformação do curso de tecnologia em Conservação e Restauro em um bacharelado e a criação de um programa de mestrado. “Para isso, teremos que contar com a ajuda de todos, em especial da direção-geral e da nova reitoria, certos que estamos de que nosso curso tem tudo para se transformar num referencial nacional e internacional de produção de conhecimento”, destaca.

Vagas abertas

O curso de Tecnologia em Conservação e Restauro tem 36 vagas em oferta no processo seletivo que está com inscrições abertas para o primeiro semestre de 2024. A avaliação dos candidatos se dá conforme a nota obtida em uma das últimas 10 edições do Enem. O curso tem aulas no período da noite e duração de 3 anos.

As inscrições podem ser feitas até 19 de outubro, no site: processoseletivo.ifmg.edu.br

Agradecimento

O coordenador do curso deixa, ainda, uma mensagem de agradecimento a toda comunidade acadêmica do IFMG:

“Em nome do Curso de Conservação e Restauro e da CODEHCISA, área em que estamos lotados, venho por meio deste agradecer a toda a comunidade do IFMG que participou direta ou indiretamente no longo processo de Renovação de Reconhecimento do nosso curso pelo MEC, cujo ápice foi a visita dos avaliadores em fins de agosto.

NOSSO CURSO TIROU NOTA 5, a nota mais alta dada nesse tipo de avaliação, o que consolida o IFMG-OP como um centro de referência em formação e pesquisa de ponta. Agora podemos dizer que nosso curso tem um padrão de excelência e tudo graças a vocês.

Meu agradecimento vai sem citar nomes, mas envolve todo mundo: professoras e professores, alunos e alunas, TAEs, funcionários terceirizados - TOD@S foram fundamentais para a nota que obtivemos!

Nosso muito obrigado!

Prof.Alex Fernandes Bohrer
Coordenador do Curso de Conservação e Restauro - IFMG-OP"