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Edital 409/2025 | Resultado final para seleção de Professores Supervisores para cadastro de reserva de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da área de Geografia
O IFMG - Campus Ouro Preto torna pública o resultado final para seleção de PROFESSORES SUPERVISORES para compor cadastro de reserva para atuarem como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da área de Geografia do IFMG – CAMPUS OURO PRETO.
Em acordo com o edital do PIBID - CAPES 10/2024, para fins deste edital, serão selecionados professores de Geografia do Ensino Básico para vagas imediatas e/ou para o cadastro de reserva, podendo se inscrever docentes da EE Dom Pedro II (cadastro de reserva), EE Dom Velloso (cadastro de reserva), EE Marília de Dirceu (cadastro de reserva), EE de Ouro Preto (cadastro de reserva) e IFMG - campus Ouro Preto (cadastro de reserva) da cidade de Ouro Preto - MG, como também docentes da EE Soares Ferreira (1 vaga imediata e cadastro de reserva) da cidade de Mariana-MG, denominados supervisores (as), para acompanharem discentes do Curso de Licenciatura em Geografia nas escolas públicas de educação básica no decorrer da implementação e desenvolvimento do PIBID/IFMG.
Clique aqui para acessar o documento completo do Edital n° 409/2025.
O PIBID é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das IES.
O PIBID é um programa executado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o fortalecimento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira.
Considera-se Iniciação à Docência a inserção orientada e supervisionada dos estudantes de cursos de licenciatura em escolas públicas de educação básica, para que realizem atividades com níveis crescentes de complexidade e autonomia docente, de acordo com a fase do curso em que se encontra cada licenciando, contribuindo com o conhecimento e a vivência do seu futuro campo de atuação profissional durante toda a graduação.