Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Edital nº 613/2024 - Resultado preliminar - Processo seletivo simplificado para seleção de Colaborador Externo para atuar na Semana Integrada da Consciência Negra do Campus Ouro Preto
conteúdo

Notícias

Edital nº 613/2024 - Resultado preliminar - Processo seletivo simplificado para seleção de Colaborador Externo para atuar na Semana Integrada da Consciência Negra do Campus Ouro Preto

publicado: 22/11/2024 16h39, última modificação: 26/11/2024 12h05

O IFMG - Campus Ouro Preto torna público o presente Edital nº 613/2024, que dispõe sobre processo seletivo simplificado para seleção de colaborador externo para atuar na Semana Integrada da Consciência Negra do Campus Ouro Preto.

 O presente edital tem por objetivo selecionar 05 propostas de atividades a serem desenvolvidas por colaboradores externos, para integrar a programação da IV Semana Integrada da Consciência Negra, no Campus Ouro Preto.

 A Semana Integrada é um evento de caráter educativo e extensionista, que busca fomentar ações acadêmicas, culturais e sociais para a valorização da identidade e cultura negra a serem realizadas nos campi e/ou na Reitoria do Instituto, reafirmando o compromisso institucional em garantir o alinhamento não somente com as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, mas também com os princípios da Educação Nacional, dispostos na Lei de Diretrizes e Bases, de “consideração com a diversidade étnico-racial” e “de igualdade de condições para o acesso e permanência na escola”, princípios incompatíveis com a estrutura social racista existente em nossa sociedade. As iniciativas propostas poderão contemplar as seguintes modalidades:

a. Palestra
b. Apresentação teatral
c. Oficina de dança-afro
d. Oficina de tranças africanas
e. Oficina de Turbante
f. Oficina de Saberes Ancestrais
g. Mesa redonda
h. Publicidade do evento

A IV Semana Integrada da Consciência Negra do IFMG abordará a temática "Territórios, Saberes, Ancestralidade e Tecnologias Sociais: experiências negras na e da Educação". Este tema foca na articulação entre diferentes experiências negras na e da educação, compreendendo esta última não apenas em sua dimensão curricular, vinculada às práticas de ensino formais, mas em seu sentido mais amplo. Desta forma, nos interessa destacar de que modo as experiências negras se articulam em diferentes territórios - sejam eles escolas, comunidades, movimentos sociais e culturais - e a partir da mobilização de diferentes saberes, acadêmicos ou não. As propostas devem possibilitar que os eventos produzidos a partir da Semana mobilizem saberes contra hegemônicos, que sejam capazes de trazer à tona conhecimentos ancestrais e tradicionais apagados pelos regimes de conhecimento de base exclusivamente eurocêntrica, sem reduzir as experiências negras a estereótipos simplistas. Assim, interessam propostas que possam explorar, por exemplo, as contribuições dos saberes e tecnologias sociais produzidas ao longo do tempo a partir da presença africana no Brasil, os saberes e experiências educativas produzidas a partir de ações de diferentes vertentes do movimento negro, da experiência de comunidades quilombola e de terreiro, de movimentos culturais ligados à negritude, além de práticas e experiências de projetos de educação antirracista em instituições formais e informais de ensino, dentre outros.

Para atender as finalidades da IV Semana Integrada da Consciência Negra, as propostas devem promover a reflexão sobre a temática "Territórios, Saberes, Ancestralidade e Tecnologias Sociais: experiências negras na e da Educação", procurando mostrar a contribuição do IFMG, em articulação com o eixo de ação "Práticas de Cuidado". Que de acordo com o relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada sobre trabalho doméstico no Brasil, em 2019, entre homens e mulheres, mais de 6,2 milhões de pessoas no Brasil eram empregadas no serviço doméstico; 63% desse total era constituído por mulheres negras, de baixa escolaridade e advindas de famílias de baixa renda, ou seja, mesmo em serviços remunerados, encontramos desproporcionalidades que reforçam a desigualdade entre as pessoas que são responsáveis por cuidar de outras pessoas. Dessa forma, precisamos pensar em adotar práticas de cuidado para quem cuida. Nesse tópico podem ser propostas atividades realizadas no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão que busquem a reflexão acerca das práticas do cuidado e a população negra, especialmente em relação às mulheres negras.

Serão disponibilizados, ao todo, R$ 3.000,00 (três mil reais) para o financiamento das ações previstas neste edital.

INSCRIÇÕES

Os (As) proponentes são exclusivamente membros da comunidade ouropretana. As propostas devem ser enviadas  do dia 14/11/2024 até as 23:59 do dia 20/11/2024 através do preenchimento do formulário disponível no edital, seguindo o modelo apresentado no Anexo I deste edital, em formato PDF.

A coordenação da ação será realizada pela equipe organizadora da semana IV Semana Integrada da Consciência Negra.

DOCUMENTOS
(Clique para acessar)

● Edital nº 613/2024

● Anexo I

● Anexo II

● Anexo III

 Retificação 01 do Edital nº 613/2024

Resultado preliminar do Edital nº 613/2024