Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Eleição de representante discente nos colegiados dos cursos técnicos em Automação, Administração, Edificações e Meio Ambiente

publicado: 18/05/2020 16h58, última modificação: 18/05/2020 16h58

Estamos dando início ao processo de eleição de representantes discentes nos colegiados dos cursos técnicos integrados em Automação e Administração e técnicos subsequentes em Edificações e Meio Ambiente.

Período de inscrição de candidatos: 15/05 a 19/05 (O link para inscrição segue no final da página).

Eleição: 20/05 a 22/05 (será divulgado posteriormente o link)

Abaixo apresentamos algumas informações importantes sobre os colegiados.

INFORMAÇÕES SOBRE OS COLEGIADOS PARA OS DISCENTES

O que são os Colegiados de curso?

São órgãos deliberativos e consultivos que visam a contribuir com o contínuo aprimoramento dos cursos.

Como eles são constituídos?

Pelo coordenador do curso (presidente), professores (da área técnica específica), área básica (integrado), áreas colaboradoras (subsequentes), a pedagoga responsável pelo curso e discentes (alunos do curso)

Quais são as atribuições dos colegiados?

De acordo com o artigo 90 do Regulamento de Ensino dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio do IFMG, compete ao Colegiado de Curso:

1. assessorar na coordenação e supervisão do funcionamento do curso;

2. estabelecer mecanismos de orientação acadêmica aos discentes do curso;

3. promover continuamente a melhoria do curso, especialmente em razão dos processos de autoavaliação e avaliação externa, bem como o atendimento às demandas advindas da educação inclusiva;

4. aprovar a sequência recomendável das disciplinas e os pré-requisitos e correquisitos a serem estabelecidos no Projeto Pedagógico do curso, assim como os critérios de flexibilização dos mesmos;

5. deliberar e emitir parecer sobre assuntos de interesse do curso;

6. julgar, em grau de recurso, as decisões do Coordenador de Curso;

7. propor normas relativas ao funcionamento do curso para deliberação da Diretoria de Ensino do campus;

8. designar docente para orientação a discentes em programas de mobilidade acadêmica.

Por que é importante a participação discente?

Como o colegiado é um órgão deliberativo e consultivo com o foco no curso, é importante que tenha representação de todos os segmentos do curso (docentes, outros servidores e discentes).

O acesso do representante discente do colegiado com os outros alunos do curso é diário. Conversando com os colegas, com os representantes das outras turmas, o discente representante no colegiado pode se inteirar das dificuldades, dos problemas, dos desafios e, participando das assembleias pode levar as demandas para discussão e busca de soluções.

Outro ponto importante também é que o representante discente no colegiado estará sempre atualizado em relação às ações de seu curso e poderá compartilhar com os demais colegas.

Para se candidatar a representante discente do seu curso você deve preencher o Formulário de Inscrição de candidatos no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSchFdTCVX5qH-yVTrJ1zyeiypohbNPdmP7_c9HLcVVndxf-VA/viewform

Sua participação é muito importante!