Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe BitMind, do Campus Ouro Preto, vai representar o IFMG na Rio Innovation Week
conteúdo

Notícias

Equipe BitMind, do Campus Ouro Preto, vai representar o IFMG na Rio Innovation Week

Finalistas na Olimpíada de Inovação do instituto, estudantes desenvolvem dispositivo que auxilia pessoas com deficiência visual a se locomoverem de forma segura e independente
por Tatiana Toledo publicado: 29/09/2023 18h37, última modificação: 29/09/2023 18h50

A equipe BitMind, participante da Olimpíada de Inovação do IFMG e composta por estudantes do curso técnico integrado de Automação Industrial do Campus Ouro Preto, está pronta para representar o instituto na próxima Rio Innovation Week. O evento, que se destaca por promover inovação e empreendedorismo, será realizado na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 3 e 6 de outubro, reunindo empreendedores, startups, investidores e profissionais interessados em fomentar o ecossistema de inovação.

O projeto desenvolvido pela equipe BitMind tem como objetivo proporcionar mais autonomia e segurança na locomoção de pessoas com deficiência visual. De acordo com a União Mundial dos Cegos (UMC) existem cerca de 253 milhões de pessoas cegas ou com deficiência visual no mundo. "Frequentemente, essas pessoas relatam dificuldades ao se deslocar em avenidas e ruas, mesmo com o uso de bengalas, às vezes se machucando e dependendo de terceiros para se locomoverem", destaca a equipe. Também motivou o desenvolvimento do projeto o fato de o cão guia, apesar de ser uma alternativa segura, ter alto custo no mercado. Já a bengala, embora acessível, não oferece a segurança adequada para as pessoas com deficiência. 

Para abordar esse problema, a equipe BitMind propôs a criação de um aparelho integrado a um aplicativo que auxilia pessoas com deficiência visual em sua locomoção independente. O aparelho conta com sensores que reconhecem e fazem a leitura do ambiente, sem a necessidade de conexão com a internet. Esses dados são interpretados para guiar o usuário de forma segura, e uma pulseira gera vibrações caso o aparelho identifique possíveis perigos no percurso, como placas e buracos.

O aplicativo, opcional para o usuário, é uma plataforma online que permite o compartilhamento de informações sobre rotas e possíveis inconsistências. Além disso, proprietários de estabelecimentos comerciais, como lojas, supermercados e farmácias, poderão escanear seus locais e divulgá-los no aplicativo, tornando seus estabelecimentos mais acessíveis e amigáveis para pessoas com deficiência visual.

Durante a Rio Innovation Week, a equipe BitMind, única representante do IFMG  no evento, terá a oportunidade de interagir com empreendedores, investidores, especialistas em tecnologia e inovação, além de adquirir conhecimentos valiosos em workshops, palestras e painéis. Eles esperam dar maior visibilidade ao seu projeto e aplicar os insights adquiridos para melhorá-lo.

Olimpíada de Inovação do IFMG

O projeto da equipe BitMind teve início em abril de 2023, quando se inscreveram na V Olimpíada de Inovação do IFMG. Desde então, eles têm trabalhado continuamente para aprimorar o projeto, desenvolvendo um mapa de empatia e uma proposta de valor sólida. Em agosto, iniciaram a elaboração de um protótipo, com o apoio de docentes da área de automação industrial e profissionais do núcleo de inovação do campus.

Integram a Bitmind cinco estudantes do curso técnico integrado de Automação Industrial: João Vitor Cota Silva (lider), Sofia Fernanda Perucci (desenvolvedora), Letícia Aparecida de Souza Silva (social media), Daniel Matos Falcão (lider técnico) e Luiz Felipe de Souza Rioga (gerente). A equipe tem como orientadores os professores Raphael Hermano Santos Diniz e Ronaldo Silva Trindade.

Experiência

Para João Vitor, líder da equipe, a elaboração do projeto tem sido uma rotina de aprendizagem incrível. “A cada dia conseguimos evoluir nem que seja um pouco, e  de pouquinho em pouquinho, vamos avançando. Para desenvolver o projeto viemos seguindo um método imposto pela Olimpíada de Inovação e está sendo bem eficaz. O fato de estarmos trabalhando em equipe e com amigos tudo se torna mais fácil. Ele conta que foi emocionante, para ele e os colegas, saberem que haviam sido classificados para o evento no Rio de Janeiro. “Ficamos super felizes e orgulhosos. Graças à escola, tivemos recursos para podermos ir ao evento. Inclusive, faço um agradecimento, em especial à Maria Godoy e ao Reginato Fernandes, que se esforçaram para nos ajudar da melhor forma, aos professores da Automação, ao Ambiente de Inovação e aos nossos orientadores, que durante todo o caminho vieram nos ajudando. Estamos contando as horas para mostrar nossa ideia”, comemora.

Acompanhe a participação da Bitmind na Rio Innovation Week pelas redes sociais: @bitmindop