Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aluna do IFMG - Campus Ouro Preto integra delegação brasileira em eventos na Rússia

por Tatiana Toledo publicado: 08/04/2024 14h19, última modificação: 08/04/2024 14h23

Ana Clara Galvão, estudante do curso técnico em Automação Industrial no Campus Ouro Preto, partiu para a Rússia no mês de março levando consigo uma bagagem repleta de conquistas acadêmicas e projetos inovadores. Ela foi selecionada para participar de dois importantes eventos: o Festival Mundial da Juventude 2024 e o programa Global Big Challenges.

O Festival Mundial da Juventude ocorreu de 1º a 8 de março no território de Sirius, em Sochi, na Rússia, reunindo 20 mil participantes, entre eles, representantes de 180 nacionalidades, incluindo cerca de 300 brasileiros. O evento visava promover uma maior compreensão das questões globais e fortalecer o papel da juventude na construção de um mundo mais justo e sustentável.

Ana Clara esteve entre os 18 estudantes menores que integraram a delegação brasileira. Com foco na diversidade, os participantes se envolveram em workshops, painéis e treinamentos para desenvolver habilidades pessoais, políticas e acadêmicas. Os jovens também se dedicaram ao desenvolvimento de projetos nas mais diversas áreas do conhecimento.

“O evento reuniu pessoas do mundo todo com o objetivo de promover a cooperação, a compreensão e a conscientização sobre as questões globais que enfrentamos no dia a dia. Foi um momento muito bacana para trocar ideias, conhecer diferentes realidades e fazer novas amizades", relata Ana Clara. Ainda segundo a estudante, o evento também desenvolveu atividades de modo a promover o contato dos jovens líderes com a história, cultura e tradições russas.

Na sequência, Ana Clara seguiu para o Global Big Challenges, um programa acadêmico focado em ciência e tecnologia. Durante duas semanas, ela se reuniu a outros 91 jovens em aulas intensivas e no desenvolvimento de projetos. O grupo de Ana Clara se dedicou à análise de atividade cerebral e neurofeedback, criando um dispositivo que auxilia os usuários no controle da capacidade de foco e de relaxamento.

Ela conta como se deu a dinâmica da pesquisa, realizada por meio do desenvolvimento de um jogo. “Durante o dia, precisávamos focar para que o personagem andasse para frente. Durante a noite, era preciso estar em estado de meditação e relaxamento para o personagem não retroceder. O intuito era simbolizar a importância do equilíbrio mental, com momentos de foco, mas também de relaxamento para que se possa ter produtividade", explica a estudante.

A participação de Ana Clara nestes eventos internacionais foi resultado de um processo seletivo rigoroso, onde suas habilidades acadêmicas e seu compromisso com a inovação foram reconhecidos. A estudante passou por entrevistas, análise de currículo e de portfólio, além da produção de vídeo e de redação sobre suas experiências e interesse no campo da ciência e da tecnologia.

Saiba mais sobre a trajetória de Ana Clara Galvão no Campus Ouro Preto:

Alunas do Campus Ouro Preto vencem programa Power4Girls com protótipo de pulseira vibratória destinada a mães com deficiência auditiva

Estudantes premiados em 2023 são homenageados em evento na Reitoria do IFMG

registrado em: