Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes de Metalurgia participam de visita técnica na siderúrgica Ternium Brasil, em Itaguaí/RJ

publicado: 03/01/2024 11h27, última modificação: 03/01/2024 11h34

Alunos das turmas do terceiro ano do curso técnico integrado em Metalurgia, acompanhados pelo professor Orimar Batista dos Reis, tiveram oportunidade de conhecer as instalações da siderúrgica Ternium Brasil, localizada em Itaguaí, no Rio de Janeiro. As visitas ocorreram nos meses de outubro e dezembro de 2023.

Após serem recepcionados, os estudantes conheceram a história da Ternium, sua origem, dados de produção, informações sobre filiais no Brasil e no mundo e sobre as áreas produtivas da siderúrgica. As atividades foram conduzidas por Gabriel Argolo Oliveira, Ana Flávia da Silva Romão e Rayane Figueiredo Ferreira.

Para a visita técnica, os alunos receberam todos os EPI's da empresa e realizaram um tour panorâmico de dentro do ônibus, conhecendo as principais áreas produtivas, como pátio de matérias-primas, sinterização, alto-forno, aciaria, laminação e porto marítimo de embarque e desembarque de mercadorias. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de forma mais detalhada as instalações da aciaria, acompanhando desde o carregamento das matérias-primas até a produção do aço. Na sala de controle, conversaram com os profissionais responsáveis pela operação. Em seguida, conheceram o setor de lingotamento contínuo, onde visualizaram a produção das diferentes placas.

Para o professor Orimar Batista dos Reis, esta foi uma oportunidade para que os alunos pudessem aliar a teoria aprendida em sala de aula com as atividades práticas desenvolvidas na indústria. Ele ressalta, ainda, o extremo cuidado que a empresa tem com a segurança de seus funcionários e de todos visitantes. “Agradeço à equipe da Ternium pela oportunidade concedida aos alunos do curso técnico de Metalurgia em conhecer uma usina siderúrgica de grande porte”, destaca.

A Ternium é a maior siderúrgica da América Latina, com capacidade de produzir 5 milhões de toneladas de placas de aço por ano, atendendo às indústrias automotivas, de óleo e gás, de maquinário, linha branca, naval e de energia nos EUA, México, Brasil e Europa. É a maior fabricante de aço de toda a companhia e gera mais de 8 mil empregos, entre diretos e terceirizados.

Fotos: Ternium Brasil