Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do curso integrado em Automação Industrial desenvolvem reportagens para disciplina de Língua Portuguesa
conteúdo

Notícias

Estudantes do curso integrado em Automação Industrial desenvolvem reportagens para disciplina de Língua Portuguesa

Atividade estimula a leitura e a produção de textos e se desdobra em reportagens multimídia
publicado: 03/04/2023 18h13, última modificação: 03/04/2023 18h13

Alunos das turmas de primeiro ano do curso integrado em Automação Industrial do Campus Ouro Preto desenvolveram, para a disciplina de Língua Portuguesa, reportagens que têm como plano de fundo o Campus Ouro Preto e a comunidade em seu entorno.

Trazendo à tona o universo jornalístico para a sala de aula, a iniciativa da professora Ana Elisa Novais, propõe, além da leitura e produção de textos, a criação de um conjunto de elementos multimídia que constitui um material gráfico completo. Os temas das reportagens foram definidos coletivamente em sala de aula, a partir de critérios de relevância, alcance e interesse do público-alvo (comunidade do IFMG  - Campus Ouro Preto). 

Desse modo, foi feita uma divisão dos estudantes em equipes de trabalho, que se dividiram entre a elaboração e divulgação de questionário on-line, a realização de entrevistas, a coleta de depoimentos e/ou grupos focais, a produção e revisão do texto principal, produção de materiais gráficos e vídeos, e revisão final. A distribuição das atividades visa explorar potencialidades ligadas a interesses e habilidades de cada estudante, seja na coordenação de equipes, na pesquisa e apuração de dados, na produção textual, revisão, diagramação, fotografia e vídeo. 

O objetivo da iniciativa é desenvolver, nos alunos, diferentes habilidades jornalísticas “buscamos ensiná-los a busca de informações confiáveis e a compilação de dados e falas em um texto autoral e original” afirma Ana Elisa. Além disso, a professora também ressaltou que o trabalho de produção dos conteúdos diversos, como peças gráficas e vídeos, também é algo que estimula o desenvolvimento de saberes digitais e midiáticos. 

 

Todas as reportagens resultantes dessa iniciativa serão divulgadas no site institucional do Campus Ouro Preto, a partir do mês de abril, para acesso da comunidade escolar.