Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudo e determinação: Aluna do Campus Ouro Preto é selecionada para o Programa Jovens Embaixadores 2023
conteúdo

Notícias

Estudo e determinação: Aluna do Campus Ouro Preto é selecionada para o Programa Jovens Embaixadores 2023

publicado: 09/11/2022 10h24, última modificação: 09/11/2022 12h35

No último dia 4, a Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil divulgaram o nome dos selecionados para o Programa Jovens Embaixadores 2023. Entre os 50 alunos escolhidos em todo o Brasil está Cecilia Giacomin Costa, aluna do curso técnico integrado de Edificações do Campus Ouro Preto.

“Estou repleta de felicidade e entusiasmo”, afirmou Cecília. “Acredito na capacidade do programa em abrir novas portas e expandir meus horizontes. Tenho pensado muito a respeito do meu futuro e a aprovação com toda certeza é um passo a mais no caminho que quero seguir, me aproximando de meus objetivos”.

O Programa Jovens Embaixadores oferece intercâmbio para jovens do ensino médio da rede pública que se destaquem nas suas comunidades e que tenham habilidade na língua inglesa. Os selecionados para a edição de 2023 ficarão de 13 a 29 de janeiro nos Estados Unidos, participando de oficinas de empreendedorismo e de reuniões com representantes do governo norte-americano. Neste ano, foram mais de 7000 inscritos para as 50 vagas.

O processo de seleção consistiu em diversas avaliações, orais e escritas, todas em inglês. Além disso, o programa avalia o desempenho acadêmico dos candidatos e a sua participação em projetos de cunho social e empreendedor.

Para a estudante, isso não foi um obstáculo. Cecília já participava da equipe Por Elas, grupo formado por uma professora e outras três alunas do campus para participar do programa Power4Girls, promovido pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil com o objetivo de fomentar o empreendedorismo de meninas. Entre outras realizações, elas desenvolveram absorventes biodegradáveis feitos de pó de pedra-sabão para serem distribuídos entre mulheres de baixa renda.

A professora Érica Aniceto, que coordenou o Por Elas, diz que Cecília “se destacou muito no grupo [...] justamente pela oratória. E a gente percebe que é uma menina atualizada. Ela lê muito, ela tem uma carga de leitura muito grande.” Mesmo assim, a aluna conta que pensou em desistir várias vezes, acreditando que não passaria, e que o apoio dos professores, amigos e familiares foi essencial.

A sua determinação também partiu da própria importância do projeto, já que assim como o Power4Girls, o Programa Jovens Embaixadores representa os valores que Cecília busca para a sua vida. “Lendo o edital, percebi que ele procurava por jovens determinados a falar sobre mudança, crescimento e sobre a construção de uma sociedade melhor e mais igualitária. Eu me enxerguei nisso”, afirma a aluna, que reforça o valor da educação nesse processo. “É algo que eu sempre digo, só através da educação obteremos resultados”.

registrado em: