Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Hackathon ACTECH IFMG encerra com premiação e destaque para inovação tecnológica

publicado: 14/10/2024 14h38, última modificação: 14/10/2024 14h40

Nos dias 2 e 3 de outubro, o Hub Francisca Mina do IFMG - Campus Ouro Preto foi palco do encerramento do Hackathon ACTECH IFMG 2024, que mobilizou estudantes nas apresentação de propostas inovadoras voltadas à solução de desafios reais da indústria. O evento, que teve início em julho com atividades imersivas e colaborativas, contou com a participação de estudantes de cursos técnicos do IFMG e alunos da graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), além de mentores de diversas áreas tecnológicas.

O Hackathon buscou desenvolver soluções criativas para problemas práticos enfrentados pela fábrica da ACTECH, incluindo Medição da Carcaça dos Fornos, Gestão à Vista, Melhoria nos Reports e Controle e Descarte de Big Bags. Após dois dias intensos de trabalho no Hub Francisca Mina, as equipes apresentaram seus projetos à banca avaliadora no segundo dia de evento.

Três equipes foram premiadas com bolsas de estágio, elaboração do projeto vencedor na ACTECH e valor em espécie (patrocinado pela empresa). A equipe Granada foi a grande vencedora, recebendo R$2.000,00 pela sua proposta. As equipes Rubi e Turquesa, que empataram em segundo lugar, foram premiadas com R$1.500,00 cada.

A iniciativa faz parte do conjunto de ações do campus voltadas para a promoção da cultura maker, do empreendedorismo e da inovação, elementos centrais na formação acadêmica do IFMG.

A diretora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Campus Ouro Preto, professora Venúncia Coelho, ressaltou a importância da maratona para a formação dos alunos: “O Hackathon foi uma oportunidade única para os nossos alunos aplicarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula em projetos reais, que podem gerar impacto positivo para a sociedade. Além disso, eventos como este fortalecem o ecossistema de inovação do IFMG, incentivando a pesquisa aplicada e a criação de soluções que contribuem para o desenvolvimento tecnológico da nossa região. O Hub Francisca Mina tem sido essencial para viabilizar essa integração entre ensino, pesquisa e inovação, e pretendemos ampliar cada vez mais essas oportunidades para nossos estudantes”, afirma.

Ainda segundo a docente, o evento reforça o papel do IFMG - Campus Ouro Preto como um importante polo de pesquisa e inovação, não apenas na educação tecnológica, mas também como um catalisador de projetos que promovem o desenvolvimento socioeconômico da microrregião. “Ao integrar a comunidade acadêmica com o setor produtivo e promover a troca de conhecimento, o Hackathon ACTECH se consolida como um evento de grande relevância para o futuro da inovação tecnológica no IFMG”, destaca​​​​​.