Notícias
Hub de Inovação Francisca Mina e IFMG - Campus Ouro Preto promovem experiências para incentivar a produção de cogumelos na região
O evento "Encontros de Experiências e Empreendedorismo" (E3), realizado pelo Hub de Inovação Francisca Mina em parceria com o IFMG - Campus Ouro Preto e outros apoiadores, deu início às suas atividades com dois encontros marcados pelo aprendizado e a troca de conhecimentos sobre a fungicultura. Com o tema "Tecnologia e Cooperação para Produção de Cogumelos", a ação tem promovido práticas sustentáveis, inovação e empreendedorismo, destacando o potencial da produção de cogumelos comestíveis na região.
Visita técnica e meetup com especialistas e produtores
No dia 5 de dezembro, foi realizada uma visita técnica à fazenda Cogumelos do Caminhante, em Nova Lima. Para Guilherme Walter, chefe da Seção de Inovação do campus, a atividade foi um sucesso. Durante a visita, os participantes conheceram o processo de cultivo de cogumelos comestíveis e desfrutaram de um almoço especial com pratos à base de cogumelos. Para completar a vivência, cada participante levou para casa um saco de cultivo, possibilitando a produção própria de cogumelos.
Já no dia 9 de dezembro, o meetup "Tecnologia e Cooperação para Produção de Cogumelos" levou ao campus especialistas e produtores da região que compartilharam suas perspectivas sobre o consumo e a comercialização de cogumelos comestíveis. O encontro promoveu debates enriquecedores sobre técnicas de cultivo, desafios e oportunidades do mercado de cogumelos.
Experiências
Luiz Paes, estudante da UFOP, pretende iniciar a produção de cogumelos com foco na comercialização e destaca como a experiência tem sido enriquecedora. "Foi muito bom participar da visita à fazenda para conhecer o método de cultivo. Descobri espécies de cogumelos que nunca tinha ouvido falar ou experimentado e tive a oportunidade de comprar diretamente do produtor. Na conversa com os especialistas, eles foram muito solícitos, o que foi uma das partes mais interessantes. Fomos incluídos em um grupo de WhatsApp para sanar dúvidas, e eles estão oferecendo todo o apoio para quem deseja começar a produzir, mesmo que seja em casa, para consumo próprio em pequena escala. A experiência foi muito positiva. Acredito que o próximo encontro, em janeiro, será tão bom quanto os demais."
Laura Gualtieri, espeleóloga e analista ambiental, também participou dos dois primeiros encontros e elogiou a troca de experiências. “Participei da visita técnica na produção de cogumelos do Roney Bernardes e das palestras no Hub Francisca Mina, e foi uma experiência fantástica, cheia de bons conhecimentos. Uma turma espetacular onde conseguimos trocar experiências não só sobre cogumelos, mas também sobre outros produtos que produzimos em casa. Me interessei por cogumelos para ser, talvez, algo que eu possa implantar em minha fazenda e ter uma renda extra. São muitos os desafios – infraestrutura, aparelhagem – que eu e meu marido estamos analisando e vendo se será possível. Espero ansiosamente os próximos eventos para trocar mais experiências, esclarecer dúvidas com quem já está na área há mais tempo e compartilhar técnicas. Que venham novas palestras e práticas.”
Próximos passos
A iniciativa segue com novas ações voltadas à capacitação e inovação. Uma oficina prática para confecção de ferramentas de monitoramento no cultivo de cogumelos será realizada em breve, com data a ser anunciada.
Parcerias e apoio
A realização é do Francisca Mina Hub de Inovação, em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto, Samarco, PADE, IFMG - Campus Ouro Preto e diversos apoiadores locais, como o FabLab IFMG e o Cogumelos do Caminhante, reforçando o compromisso com o empreendedorismo e a diversificação econômica da região.