Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG - Campus Ouro Preto celebra o 79º aniversário; confira programação

IFMG - Campus Ouro Preto celebra o 79º aniversário; confira programação

publicado: 11/05/2023 13h54, última modificação: 15/05/2023 12h31

Na próxima semana, o IFMG - Campus Ouro Preto promoverá uma série de atividades comemorativas em razão de seu 79º aniversário, celebrado em 15 de maio.

A programação terá início com momentos de confraternização entre toda a comunidade acadêmica por meio do Café com Arte. Durante os encontros, que serão realizados nos períodos da manhã e da noite, servidores, estudantes e terceirizados também terão a oportunidade de prestigiar uma exposição fotográfica com momentos que marcaram a instituição.

O Setor de Saúde vai promover uma blitz educativa com foco na prevenção contra a hipertensão arterial. Haverá, ainda, uma consulta aos servidores sobre interesse no retorno do Projeto Caminhar no Campus.

O SINASEFE IFMG, por sua vez, promoverá a palestra “Os impactos da reforma do Ensino Médio no dia a dia dos estudantes”, ministrada pelo professor Leandro Andrade (Rede Municipal de Ensino de Ouro Preto).

A tradicional Corrida Rústica, que é organizada pela área de Educação Física e neste ano chega em sua 31ª edição, também está entre as ações planejadas. Confira as informações sobre inscrições na competição, que já estão abertas.

Atrações culturais também integram o evento. As atividades estão sendo planejadas pelo Grêmio Estudantil e ocorrerão em frente ao hall da administração.

Já no dia 19 de maio, às 18h30, ocorre a Sessão Solene de entrega da Medalha Padre José Mendes Barros. Na ocasião, egressos, aposentados, empresas, instituições e pessoas da comunidade interna e externa, que tenham prestado relevantes serviços à Instituição, serão agraciados com a honraria. O momento será, ainda, de reencontro, já que, na oportunidade, ex-alunos formados há 25 e 50 anos também serão homenageados.

Eventos paralelos

Algumas atividades que integram o “Encontro dos comitês de Extensão, Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFMG”, promovido pela Proex e pela PRPPG e destinado a gestores da pesquisa e extensão, representantes do PIEL e coordenadores dos Ambientes de Inovação de todo o instituto, também integram a programação de aniversário e estarão abertas à participação da comunidade acadêmica do Campus. Entre elas, estão sessões astronômicas no Planetário +IFMG, entrega de placas aos projetos vencedores do Prêmio Mérito Extensionista, edição 2022, e a palestra “Doutorado Interinstitucional em Política Científica Tecnológica (DINTER) - UNICAMP”.

PLANETÁRIO - Durante toda a semana, serão realizadas sessões astronômicas no planetário +IFMG, instalação móvel e itinerante adquirida pela Pró-reitoria de Extensão. A ação ocorrerá no Ginásio do Campus.

A visitação terá duração aproximada de 20 minutos e seguirá uma agenda que contemplará turmas de todos os cursos do Campus. Servidores e terceirizados também poderão participar das sessões, sem necessidade de agendamento prévio, mas obedecendo a lotação máxima do planetário, que é de 40 pessoas.

Neste primeiro momento, as atividades são destinadas, somente, à participação da comunidade acadêmica. Uma agenda de visitações abertas ao público em geral será divulgada oportunamente, na próxima passagem do planetário pelo Campus.

Confira a programação do 79º aniversário do IFMG - Campus Ouro Preto:

15 de maio (segunda feira)

Início das sessões do Planetário + IFMG

A agenda das sessões será divulgada ao longo da semana
Local: ginásio

09h - Abertura das comemorações de aniversário do Campus - Café com arte – Exposição de fotos. Local: hall do prédio da administração.

18h30 - Abertura das comemorações de aniversário do Campus - Café com arte – Exposição de fotos. Local: hall do prédio da administração.

16 de maio (terça feira)

09h às 11h13h às 15h - Blitz Educativa: Dia de prevenção contra a hipertensão arterial e Consulta sobre interesse do retorno do Projeto Caminhar no Campus. Ações promovidas pelo Setor de Saúde.
Local - hall do prédio da administração

17 de maio (quarta feira)

19h - Entrega das placas do Prêmio Mérito Extensionista (Pró-reitoria de Extensão) – Evento Paralelo. Local: Auditório Arthur Versiani Machado

18 de maio (quinta Feira)

10h30 às 12h - Palestra DINTER – Doutorado Interinstitucional em Política Científica Tecnológica (UNICAMP) – Evento Paralelo.
Local: Auditório Arthur Versiani

15h Palestra: “Os impactos da reforma do Ensino Médio no dia a dia dos estudantes” Palestrante:  Professor Leandro Andrade - Rede Municipal de Ensino de Ouro Preto e Presidente dos servidores Municipais de Ouro Preto. Palestra Promovida pelo SINASEFE.
Local: Auditório Arthur Versiani Machado

19 de maio (sexta – feira)

09h 31ª Corrida Rústica promovida pela Área de Educação Física.

11h às 12h  Apresentação cultural. Promovida pelo Grêmio Estudantil do Campus Ouro Preto.
Local: Em frente ao hall da administração

18h30 Sessão solene de entrega da Medalha Padre Mendes com apresentação do Coral do IFMG – Campus Ouro Preto.
Local: Auditório Arthur Versiani Machado