Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG - Campus Ouro Preto e Prefeitura inauguram Hub de Inovação Francisca Mina
conteúdo

Notícias

IFMG - Campus Ouro Preto e Prefeitura inauguram Hub de Inovação Francisca Mina

por Tatiana Toledo publicado: 04/07/2024 15h25, última modificação: 04/07/2024 15h29

O IFMG - Campus Ouro Preto, em parceria com a Prefeitura Municipal, inaugurou na quarta-feira (3) o Hub de Inovação Francisca Mina. O evento contou com a presença de representantes do poder público, entidades de ensino, empresas e associações locais. 

Por meio do trabalho colaborativo e da incubação de negócios, o novo espaço visa desenvolver, fomentar e diversificar a economia local, promovendo um ambiente de inovação capaz de conectar pessoas, ideias, empresas e projetos inovadores.

O diretor-geral do Campus Ouro Preto, Reginato Fernandes, destacou a importância do Hub não apenas como um espaço físico, mas como uma iniciativa para ressignificar o conceito de inovação. "Para nós do IFMG - Campus Ouro Preto, já com 80 anos, conseguir inaugurar este espaço de inovação é uma quebra de paradigmas. Este ambiente era um galpão de obras que hoje era pouco utilizado. Encontramos uma utilidade que casou muito bem com nosso propósito de inovação e de sermos contemporâneos, mesmo com nossos 80 anos", afirmou. Ele também ressaltou a relevância simbólica de nomear o primeiro prédio do campus em homenagem a uma mulher, Francisca Mina, como forma de reconhecer e valorizar figuras históricas femininas.

A participação coletiva na concretização do Hub foi destacada pelo reitor do IFMG, Rafael Bastos. "A criação de uma estrutura como essa só faz sentido com a colaboração de diversos setores da sociedade. Estou muito feliz de estar aqui hoje. Para nós, é fundamental ver o campus integrado com a cidade, tornando essa transformação possível", afirmou.

O prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, aproveitou a ocasião para destacar Francisca Mina, contextualizando a simbologia do nome do hub. "Hoje é o dia nacional da luta contra o preconceito racial, e nada melhor do que homenagearmos Francisca Mina. Ela foi uma mulher empreendedora e teve papel relevante nesta edição da Revolta de Vila Rica, em 1720. Com essa referência histórica de uma mulher inovadora, abrimos este espaço de inovação em parceria com o IFMG, com toda toda essa mobilização pela transformação, pela diversificação econômica do nosso município e pela melhoria das condições sociais e de vida para todos”, declarou. O espaço conta com desenhos e textos que narram a história de Francisca Mina e dos saberes ancestrais, promovendo uma reflexão sobre diversidade e inclusão.

Um espaço de inovação e colaboração

O Hub de Inovação Francisca Mina, idealizado nas primeiras reuniões do Plano de Apoio à Diversificação Econômica (PADE), resultou de uma colaboração entre o IFMG - Campus Ouro Preto e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia da Prefeitura Municipal. O espaço poderá abrigar mais de 50 empreendedores e especialistas em tecnologia e inovação, sendo aberto, também, ao público, incentivando a troca de conhecimentos e a colaboração entre diferentes áreas do saber.

O objetivo do hub é criar um ambiente propício para a inovação, conectando empresas, projetos e indivíduos em busca de soluções criativas para os desafios econômicos e sociais da região. A estrutura oferece recursos e suporte para o desenvolvimento de startups, contribuindo para a formação de profissionais capacitados e empreendedores conscientes do impacto social de suas iniciativas.

De acordo com a Diretora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (DPIPG) do Campus Ouro preto, Venúncia Coelho, o hub acolherá iniciativas de pequenos empreendedores para capacitação, desenvolvimento de projetos e ações inovadoras. O espaço também pretende acolher ideias de inovação e empreendedorismo, propiciando à comunidade geral de Ouro Preto oportunidades específicas de aperfeiçoamento, investimento em projetos e desenvolvimento de soluções práticas.