Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inauguração: Ambiente de Inovação do Campus Ouro Preto abre oficialmente suas portas à comunidade

por Tatiana Toledo publicado: 09/08/2023 12h32, última modificação: 09/08/2023 17h57

Um ambiente de experimentação dedicado à criatividade, à inovação, à colaboração, à sustentabilidade e ao aprendizado prático. Essa é a proposta do Ambiente de Inovação do IFMG - Campus Ouro Preto, inaugurado na última sexta-feira (4).

Para marcar a abertura oficial do novo espaço maker, foi realizada a primeira edição do Open Day. Durante três dias, o evento ofereceu oficinas, palestras e debates gratuitos para a comunidade acadêmica e do entorno, além de exibir projetos de inovação e realizar uma ação beneficente. O objetivo foi apresentar as atividades e tecnologias disponíveis no local.

O processo de implementação do espaço maker no Campus Ouro Preto teve início durante a pandemia, em 2020, por meio de parcerias para a captação de recursos incluindo a reitoria do IFMG, a prefeitura e a Vara do Trabalho de Ouro Preto. Com a incorporação de mais projetos e a atuação da Diretoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, assim como a Diretoria de Extensão, Esporte e Cultura, o Ambiente de Inovação se abrirá para novas oportunidades, especialmente por meio de parcerias com outros atores do ecossistema de inovação e empreendedorismo de Ouro Preto.

Cerimônia de inauguração

Durante a cerimônia de inauguração, o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFMG, Norimar Verticchio, representando o reitor Kléber Gonçalves Glória, enfatizou a importância da apropriação do novo espaço pela sociedade: "Sem a presença ativa de cada aluno, servidor e morador da cidade de Ouro Preto, um espaço como esse permanece vazio. Façam deste espaço algo de vocês, para aproveitar e explorar esse ambiente altamente propício à inovação e ao desenvolvimento tecnológico. Ele reflete a essência do IFMG, que busca transformar a sociedade por meio da educação, do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação".

A relevância das parcerias para fortalecer iniciativas voltadas à inovação no município foi ressaltada pelo prefeito Angelo Oswaldo. "Quando falamos de Ciência e Tecnologia, imediatamente pensamos em inovação. É nesse ambiente inovador que as coisas acontecem, projetando um futuro mais dinâmico e conquistas maiores em todos os campos. Criamos uma Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia para que essa parceria possa ser eficaz. Estou muito contente em ver este espaço maker sendo inaugurado. Transmito os cumprimentos do município e de todos os colegas da prefeitura que participam direta ou indiretamente dos esforços com a Escola Técnica", destacou.

Guilherme Walter, chefe da Seção de Inovação e coordenador do Ambiente de Inovação, expressou sua satisfação com a crescente atividade no espaço maker: "Fico muito feliz em ver este ambiente cheio assim, e é assim que gostaria de vê-lo todos os dias, agora que estamos efetivamente abrindo nossas portas".

Ele também situou a criação do novo espaço: "Este ambiente surgiu lá atrás, com o esforço de muitas pessoas. Nasceu em um momento de urgência e dificuldade, no auge da pandemia, quando um grupo de pessoas decidiu se unir e usar os recursos disponíveis naquele momento para ajudar o município. Começamos a produzir equipamentos de proteção e a distribuí-los aos hospitais da região. Foram mais de 5 mil itens, contribuindo com as necessidades de Ouro Preto, Mariana, Itabirito e Ponte Nova. Em sua essência, o espaço já nasceu fazendo uma grande diferença em nossa região, e é essa transformação que buscamos continuar fazendo todos os dias".

A diretora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Ariana Almeida, ressaltou o quanto é crucial que a comunidade compreenda que o Ambiente de Inovação é para todos. "É importante que todos saibam que esse espaço é nosso. O intuito de abrir essas portas é para que a comunidade interna e a população de Ouro Preto entendam que ele é nosso. Não se limita a um curso específico, mas é nosso. Temos que popularizar cada vez mais o uso desse espaço", enfatizou.

O diretor-geral do Campus Ouro Preto, Reginato Fernandes, relembrou aos presentes que o Ambiente de Inovação nasceu antes mesmo de existir fisicamente: "Ele já nasceu com ações e muita vontade. Gostaria de mencionar alguns nomes, em especial as professoras Elisângela Silva Pinto e Silvia Grasiella Almeida, desde a crença inicial nos projetos, algo que foi fundamental, passando por amplas discussões e pela defesa de recursos".

Ele também enfatizou a necessidade de o município utilizar seus instrumentos para remover barreiras a fim de melhor acolher toda a sua comunidade, especialmente os jovens, para que não vislumbrem as instituições federais como algo inalcançável. Nesse sentido, o recém-inaugurado ambiente tem muito a contribuir: "É preciso empoderar alunas e alunos para que acreditem e defendam a ciência, a educação, a inovação e a tecnologia. Venham participar, ocupem esses espaços sempre, tragam suas ideias e, juntos, vamos tentar torná-las realidade".

PARA SABER MAIS

Acompanhe as atividades realizadas pelo Ambiente de Inovação do IFMG - Campus Ouro Preto em nossas redes sociais!

@ifmgouropreto_oficial
@inovacaoifmg_op