Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Intercâmbio: Campus marca presença no Fórum Franco-Brasileiro “Ciência e Sociedade” em Bourges

por Tatiana Toledo publicado: 22/11/2023 12h16, última modificação: 22/11/2023 12h16

Uma comitiva de cinco estudantes, acompanhada do professor Luciano Miguel Moreira dos Santos, participou de uma oportunidade de mobilidade acadêmica em outubro, que viabilizou a participação do Campus Ouro Preto no Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade, realizado em Bourges, na França.

O evento, que ocorreu de 16 a 27 de outubro, abordou a temática “Papel da Humanidade e das Ciências nas Transições Agroecológicas e Sociais”. Integraram a equipe os alunos Luís Filipe Silva Gomes, Marcela Gregório Barreto, Thales Jefferson dos Santos, Tamires Pereira Dutra e Vitória Ingrid Mendes Pereira.

Antes do evento principal, a comitiva participou de um pré-fórum, com o intuito de promover a interação com alunos do Lycée Franz Stock, escolhido como parceiro do Campus Ouro Preto para a apresentação de um projeto em conjunto no evento. “O Lycée Franz Stock estava procurando um parceiro brasileiro para o Fórum e estava desenvolvendo um trabalho voltado para a recuperação e o reaproveitamento de água. Essa temática coincidiu com o trabalho de pesquisa que estávamos desenvolvendo no Campus Ouro Preto, envolvendo a avaliação da recuperação ambiental do Rio Gualaxo do Norte após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, que foi o maior acidente ambiental da história brasileira”, contextualiza o professor Luciano Miguel.

Dessa forma, durante a semana que antecedeu o evento, foram realizadas diversas visitas técnicas organizadas pelo liceu, proporcionando a interação entre os estudantes das duas instituições e visando à construção de trabalhos técnicos e artísticos em comum, que foram posteriormente apresentados no Fórum em Bourges. Além das apresentações conjuntas, o docente também atuou como tradutor em duas oficinas realizadas durante o evento.

Ainda de acordo com o docente, houve integração bastante cooperativa com os campi Bambuí e Santa Luzia, que também participaram do evento. “A troca de experiências foi profícua entre todos, alunos e professores, brasileiros e franceses. A evolução dos nossos alunos, tanto no aspecto pessoal quanto acadêmico, também foi impressionante”, destaca.

Relatos sobre a experiência

Para Luís Filipe Silva Gomes, aluno do curso técnico em Meio Ambiente, esta foi uma ótima experiência acadêmica e profissional, mas também de ordem pessoal: “No fórum, tive a oportunidade de adquirir conhecimentos agroecológicos e da produção orgânica e sustentável da França, além de compartilhar saberes agroecológicos brasileiros. Foi uma troca muito grande. Agradeço ao Instituto Federal e às instituições francesas por possibilitar esses encontros”.

Marcela Gregorio Barreto, aluna do mesmo curso, conta que a participação no Fórum foi excepcional para a sua formação: “Foi minha primeira experiência de intercâmbio acadêmico, oportunidade na qual pude me envolver ainda mais com um tema que eu amo e acredito: a agroecologia, além de poder iniciar os estudos de um novo idioma”. Ela também destaca a troca de conhecimentos e experiências entre os diversos Institutos Federais presentes e as instituições francesas, que contribuiu para a busca comum por alternativas sustentáveis aos atuais sistemas alimentares e produtivos mundiais. “Sou extremamente grata ao IFMG – Campus Ouro Preto pela oportunidade! Que experiências como essas se multipliquem no campus”, ressalta.

Thales Jefferson dos Santos, aluno do curso técnico em Mineração, revela que o intercâmbio foi a realização de um desejo antigo. “Desde criança, meu sonho era viajar para outro país, e o IF me proporcionou essa oportunidade. Sou muito grato por isso. Os primeiros dias foram um pouco difíceis, pois era tudo muito diferente do Brasil. A cultura, o clima, o idioma, a culinária, até mesmo o fuso horário. Mas, depois de alguns dias, eu consegui me adaptar. Em nossa primeira semana, ficamos alojados no Lycée Franz Stock, em uma pequena cidade chamada Mignières. Fomos muito bem recebidos. Tive contato com alunos de outros IF’s, e consequentemente, fiz vários amigos”, relata o estudante.

No Brasil

A parceria entre ambas as instituições pretende ser duradoura, visando, inclusive, à participação conjunta, mais uma vez, na próxima edição do Fórum Franco-brasileiro, que deve ocorrer em Minas Gerais, em 2025. Embora a instituição sede do evento ainda não tenha sido definida pelo Conif, Luciano Miguel afirma que a comitiva francesa será recebida no Campus Ouro Preto, a fim de estreitar os laços entre as instituições.

Fotos: Arquivo pessoal Luciano Miguel Moreira; Lycée Franz Stock.

registrado em: ,