Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MIRA: alunas do curso de Automação representam Minas Gerais no Seminário Nacional dos Técnicos Industriais

publicado: 27/09/2024 12h06, última modificação: 27/09/2024 18h57

Alunas do grupo Mira, do curso técnico em Automação Industrial, foram escolhidas para representar Minas Gerais no Seminário Nacional dos Técnicos Industriais (SENATEC 2024), realizado de 23 a 25 de setembro em Vitória (ES). Composto por Ana Clara Galvão, Isabella do Nascimento, Maria Eduarda de Almeida e Rayssa Mendes, sob a orientação da professora Cristina Maertens, o grupo apresentou suas iniciativas inovadoras, que têm conquistado competições em todo o Brasil.

O evento teve como tema “ESG em Foco: Técnicos Industriais Construindo um Futuro Sustentável” e contou com a organização conjunta de regionais do Conselho dos Técnicos Industriais (CRTs)

O projeto apresentado pelas estudantes consiste em uma pulseira conectada a uma babá eletrônica, que detecta o choro de bebês e alerta mães surdas por meio de vibrações distintas. Essa solução, vencedora do Desafio Power4Girls, inspirou as alunas a desenvolverem uma nova versão, que conquistou o primeiro lugar no Desafio Sicredi, projetada para emitir alertas em áreas de risco, como rompimentos de barragens e enchentes, promovendo mais autonomia para idosos e pessoas com deficiência.

O diretor-geral do Campus, Reginato Fernandes, acompanhou as alunas no evento e destacou que o projeto foi amplamente reconhecido e elogiado. Em sua fala, ele enfatizou a importância dos conselhos dos técnicos industriais na valorização e defesa dos cursos técnicos, que capacitam os alunos na identificação e implementação de soluções criativas e de baixo custo, com uso da tecnologia, fazendo a diferença em suas comunidades e, com reconhecimento e fomento, até mesmo em escala nacional/internacional.