Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota de esclarecimento acerca do Retorno Presencial das Atividades Acadêmicas e Administrativas no IFMG - Campus Ouro Preto

publicado: 14/07/2021 19h54, última modificação: 22/07/2021 15h48

NOTA DE ESCLARECIMENTO

RETORNO PRESENCIAL DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS E ADMINISTRATIVAS NO IFMG CAMPUS OURO PRETO

A Reitoria do Instituto Federal de Minas Gerais publicou hoje em seu site oficial uma nota informando que prepara um plano de retorno presencial das atividades. Segundo a nota, estão sendo preparadas uma portaria e uma instrução normativa, com diretrizes gerais para as unidades, que poderão retornar ainda no segundo semestre.

A direção-geral do IFMG do campus Ouro Preto comunica a toda a comunidade escolar que está planejando suas atividades acadêmicas e administrativas para acontecerem de forma remota, no mínimo, durante todo o primeiro semestre letivo de 2021, previsto para ser finalizado em 23 de dezembro de 2021.
Esta decisão está em consonância com o Decreto Municipal 6.129, de 2 de julho de 2021, que mantém suspensas as aulas presenciais em todos os segmentos de ensino, e com discussões realizadas com a comunidade escolar, grupos de trabalho e comitês criados especificamente para o enfrentamento à pandemia.

Entendemos que, apesar de todas as dificuldades e desafios desta forma de garantir o direito à Educação às nossas alunas e alunos, o momento ainda não é seguro para um retorno presencial. Em audiência pública, realizada em 23 de junho de 2021, as entidades e instituições envolvidas no cenário educacional e de saúde do município foram unânimes em entender que ainda vivemos um momento delicado da pandemia no país, no estado e, principalmente, na cidade de Ouro Preto. Nosso município, desde fevereiro de 2021 tem variações de 90% a 100% de ocupação dos leitos de UTI (que atende a microrregião dos Inconfidentes) e, cerca de 50% dos óbitos estão concentrados nos últimos 4 meses, o que materializa a realidade local. Ressalta-se ainda que, até o momento, somente 14% da população adulta está completamente imunizada contra a Covid 19. É importante e imprescindível o acompanhamento do programa nacional de vacinação, bem como o cenário da pandemia no estado de Minas Gerais e nas microrregiões de onde é oriundo nosso corpo discente, docente e técnico administrativo.

A normatização para o retorno presencial é fundamental, mas sem a garantia de ampla imunização das comunidades escolares como um requisito mínimo, não tem o respaldo da direção-geral do campus, sendo necessário, neste momento, que nos posicionemos contrariamente a este retorno, fazendo uso da autonomia do campus e reforçando o compromisso com a saúde e o bem-estar de nossos servidores, alunos e das comunidades nas quais estamos inseridos.

Manifestamos a nossa solidariedade aos servidores, alunos e às comunidades de instituições de ensino, das redes pública e privada, das esferas municipais, estaduais e federais atingidas pelas consequências de decisões institucionais que levem ao retorno das atividades presenciais em um cenário de saúde coletiva tão desfavorável, e reforçamos a necessidade do diálogo com todos os setores envolvidos no combate à pandemia da COVID-19 para que tenhamos um futuro retorno seguro.

Respeitosamente,

Direção-Geral do IFMG Campus Ouro Preto